Interior

Agosto Lilás: Comarca de Viçosa inicia mês pelo fim da violência contra a mulher

Caio Loureiro

Prêmio ‘Mulher de Coragem’ foi concedido a sete mulheres que se libertaram de relacionamentos abusivos.

A Comarca de Viçosa deu início, nesta terça (1º), ao mês de conscientização pelo fim da violência contra mulher, conhecido como Agosto Lilás. O encontro, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas, foi realizado no Centro de Educação Especial Cônego José Moreira Pimentel, com palestras e premiações.

O evento, realizado através do ‘Programa Família Feliz’, foi organizado pela juíza Juliana Batistela, titular da Vara única de Viçosa. A magistrada destacou a forma como o programa tem acolhido mulheres vítimas de violência no município.

“O Programa Família Feliz visa a política de assistência às mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual, com o auxílio de uma psicóloga e uma assistente social. Além de trazer cursos profissionalizantes gratuitos para essas mulheres que às vezes dependem financeiramente do homem ofensor”, explicou a magistrada.

Juíza Juliana Batistela conduziu evento para mais de 100 mulheres, em Viçosa. Foto: Caio Loureiro.

Segundo Bruna Cordeiro, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o trabalho em conjunto com os órgãos públicos tem sido primordial para combater a violência contra a mulher em Viçosa.

“Estamos trabalhando em parceria com as demais políticas públicas do município de Viçosa e o Poder Judiciário para o fortalecimento dessas mulheres, para que elas possam sair dessa situação de violência. Estamos desenvolvendo esse trabalho muito positivo através da Casa da Família, e hoje abrimos o mês de agosto com esse momento”, contou ela.

Rompendo o ciclo da violência

Para consagrar o evento, foi promovida a premiação “Mulher de Coragem”, na qual sete mulheres foram contempladas com certificado e um brinde pela coragem de conseguir se livrar de relacionamentos abusivos.

Leide da Silva Gomes, de 31 anos, mãe de 7 filhos, foi uma das homenageadas e enfatizou a importância do programa em sua vida.

“Me ajudou bastante, pois estou participando de várias atividades, como um curso de design de sobrancelhas, que está me ajudando a buscar um trabalho autônomo. Hoje me sinto uma mulher mais feliz do que antes. Além disso, o atendimento da psicóloga é a parte que eu mais gosto”, disse Leide.

O Agosto Lilás continua na próxima terça (8), no Fórum de Arapiraca, com palestra da psicóloga e consteladora familiar Juliana Gomide, que é membro da Hellinger Schule da Alemanha. O evento contará ainda com sorteio de cestas básicas para as mulheres participantes.