Futebol

Na despedida de Marta, Brasil decepciona, só empata com Jamaica e cai na fase de grupos da Copa do Mundo feminina

FIFA.com

FIFA.com

O Brasil está eliminado da Copa do Mundo feminina. A seleção precisava da vitória, empatou sem gols com a Jamaica, nesta quarta-feira (2), em Melbourne, na Austrália, e se despediu do Mundial na primeira fase.

Com Marta de titular pela primeira vez na última Copa de sua carreira, a equipe de Pia Sundhage não conseguiu furar a marcação adversária, terminou na 3ª posição do grupo F, fora da zona de classificação para o mata-mata. e viu as jamaicanas conseguirem a classificação histórica para as oitavas.

Com Marta entre as 11 iniciais, o Brasil teve mais posse de bola e finalizou sete vezes no 1º tempo. Precisando vencer para se classificar, a seleção errou passes e não conseguiu furar o ferrolho jamaicano. Faltou qualidade na frente do gol para balançar as redes. A melhor oportunidade foi aos 38, quando Tamires bateu de primeira e obrigou Spencer a fazer uma boa defesa.

Pia colocou Bia Zaneratto no lugar de Ary Borges para o 2º tempo. Com uma atuação abaixo das expectativas, a seleção rodou a bola, mas ainda sem qualidade na finalização, enquanto a Jamaica também pouco assustou.

E foi somente com 30 minutos da etapa final que a técnica sueca mexeu no time. Andressa Alves entrou na vaga de Marta, enquanto Antônia e Luana saíram para as entradas de Geyse e Duda Sampaio.

O Brasil continuou com mais posse de bola e pressionou nos minutos finais. Aos 45, Andressa cobrou falta, e goleira jamaicana defendeu em dois tempos. Já nos acréscimos, Debinha tentou de cabeça, mas Spencer novamente evitou o gol brasileiro.

Com o resultado, a seleção brasileira voltou a cair na fase de grupos do Mundial depois de 28 anos. A Jamaica, por sua vez, avançou ao mata-mata pela primeira vez na história.