Análise feita por um site de acomodações coloca a praia alagoana entre as dez do continente que mais devem perder litoral.
Uma análise feita por um site de acomodações com base em dados do Centro Conjunto de Pesquisa da Comissão Européia coloca a Praia do Gunga entre as dez praias da América do Sul que mais devem perder faixa de areia no nos próximos anos, até o ano de 2100.
De acordo com o estudo, o tradicional ponto turistico localizado em roteiro ficou na 10ª colocação entre as praias do continente que mais devem perder litoral, com previsão de um encolhimento de 63,3 metros da costa. A projeção foi realizada pelo site Hawaiian Islands.
Dentre as praias que terão o maior comprometimento da faixa de areia, todas as cinco primeiras são brasileiras e ficam no nordeste do país. Em primeiro lugar aparece a Praia de Morro Branco, no Ceará, seguida pela Praia dos Carneiros (PE), Porto de Galinhas (PE), Ponta Negra (RN) e a Praia do Muro Alto (PE). Ainda no Brasil, a 13ª colocada é a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com a perda projetada de 47,3 metros de litoral.