Brasil

Calor aumenta no Sul e Sudeste; chove forte no litoral nordestino

Dia começa frio, mas sol aparece ao longo do dia e temperaturas ficam próximas dos 30°C em vários estados.

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

A quarta-feira (16) irá começar fria em algumas capitais do Sul e do Sudeste do país. Nas primeiras horas da manhã, o vento soprará gelado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas sem chuva na maior parte dessas regiões – apenas o Norte paranaense e o Sul paulista que poderão ter algumas pancadas de chuva. No entanto, durante o dia o sol aparece.

Nas duas regiões, as temperaturas máximas chegarão a 28°C em Porto Alegre, em São Paulo e Rio de Janeiro no meio da tarde. À noite, podem ter geadas nas regiões serranas do Sul, mas no Sudeste as temperaturas ficam próximas dos 20°C.

No Centro-Oeste, o clima continua muito quente e seco. Na área que compreende os estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e o sertão nordestino não cai chuvas fortes há 150 dias, o que faz aumentar o risco de queimadas e torna o ar muito seco, com umidade abaixo de 30% – por vezes em níveis muito perigosos, abaixo até de 15%.

Chuvas cairão mesmo no litoral nordestino, na área que vai de Salvador até Recife, além de São Luís, e em parte do Norte, de Amazonas até o Amapá. No restante do Norte e do Nordeste, o clima deverá ficar firme nesta quinta-feira.