Mundo

Ladrão descobre imagens de abuso infantil em celular e faz criminoso ser preso

Após pistas deixadas na web, dono do smartphone roubado acabou identificado e preso na Argentina

Reprodução

Polícia identifica e prende dono de celular roubado: aparelho tinha imagens de abuso sexual infantil

Um homem de 45 anos foi preso na cidade de Resistencia (Argentina), na semana passada, por ter material de abuso sexual infantil armazenado na “nuvem” do seu telefone celular.

O argentino foi capturado após investigação da Divisão de Crimes Cibernéticos Infanto-Juvenis. O caso já havia sido denunciado pela própria ministra da Segurança, Gloria Zalazar, que disse ter visto mensagens anônimas alertando sobre a divulgação de imagens impróprias em um grupo de WhatsApp chamado “Especialistas 1”.

Segundo o jornal “Diario Chaco”, o mesmo homem havia denunciado no dia anterior, na Quinta Delegacia de Resistencia, que uma motocicleta e um telefone celular haviam sido roubados dele. Investigadores afirmaram que o autor do roubo descobriu o conteúdo criminoso no smartphone, fez capturas de tela e postou as imagens em grupos de WhatsApp, dando pistas de quem seria o dono do aparelho.

Posteriormente, a ministra da Saúde, Carolina Centeno, formalizou a denúncia após receber as mesmas mensagens com fotografias de maus-tratos infantis. Após investigação e coordenação com a Promotoria de Investigação Criminal, a polícia conseguiu identificar o dono do celular e o prender quando caminhava em uma rua de Resistencia.

Autoridades estão agora a tentar identificar a jovem vítima de abuso.