Esporte

Governo da Espanha recrimina beijo de dirigente em atacante da seleção

Ministro da Cultura e Esporte espanhol condenou beijo dado durante premiação da Copa do Mundo Feminina

O ministro do Esporte e da Cultura da Espanha, Miquel Iceta, recriminou nesta segunda-feira (21) o beijo dado pelo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, na atleta Jennifer Hermoso. O caso aconteceu durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina no último domingo (20).

“Isso me parece inaceitável. Vivemos um momento de igualdade, de direitos e de respeito para com as mulheres. Todos temos que ser especialmente cuidados em nossas atitudes e nossas ações”, afirmou Iceta, em entrevista concedida à Rádio Nacional da Espanha.

“Creio que é inaceitável beijar os lábios de uma jogadora para parabenizá-la”, declarou o ministro.

Após o título, Hermoso fez uma transmissão ao vivo nos vestiários e disse não ter gostado da atitude de Rubiales. “Eu não gostei (…) Mas o que eu poderia fazer?”, afirmou a jogadora. Posteriormente, em entrevista ao Cadena COPE, Jenni amenizou a situação.

“Foi a emoção do momento”, afirmou a jogadora. “Não há mais nada que isso. Não é grande coisa”, concluiu. Jenni Hermoso é a maior artilheira da história da seleção espanhola, com 51 gols marcados.

“A primeira coisa que deve se fazer é dar explicações e pedir desculpas. Isso é o lógico e o mais razoável a se fazer. Quem tem responsabilidade pública tem que ser cuidadoso, porque transmite uma mensagem à sociedade, e a mensagem tem que ser: igualdade de direitos é respeito”, reiterou Miquel Iceta.

A Real Federação Espanhola não se manifestou sobre o assunto. Rubiales, no entanto, respondeu de maneira exaltada os questionamentos da imprensa.

“Idiotas existem em toda parte. Quando duas pessoas têm uma demonstração de carinho sem importância, não podemos fazer caso às idiotices”, afirmou o presidente da RFEF em primeiro momento. No entanto, após a repercussão, Rubiales divulgou um vídeo se desculpando pelo caso.

“Certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade. Aqui (na Espanha) vimos isso de forma natural, mas lá fora (do país) se formou uma comoção. Tenho que me desculpar, aprender com isso e entender que, quando se é presidente, tem que ter mais cuidado”, afirmou o dirigente da RFEF.

A ação aconteceu durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina. Jenni Hermoso recebeu a medalha e cumprimentou as autoridades. Ao chegar em Rubiales, ambos se abraçaram, até que o presidente segurou a cabeça da jogadora e deu um beijo em sua boca.

A Espanha foi campeã ao vencer a Inglaterra por 1 a 0, com gol de Olga Carmona.