Fiscais da vigilância sanitária encontraram ainda produtos com prazo de validade vencido e venda de medicamentos controlados sem prescrição médica
Uma farmácia localizada no conjunto Eustáquio Gomes, na parte alta de Maceió, foi interditada pela Vigilância Sanitária (Visa) após denúncia na manhã desta segunda-feira, 21.
Segundo o órgão, o estabelecimento se encontra sem alvará sanitário e estava exercendo distribuição de medicamentos controlados sem receita médica. Foram encontrados produtos farmacêuticos vencidos, além de um ambiente insalubre para o serviço prestado. Na ocasião, foram detectados indícios de aplicação de anabolizantes por parte dos profissionais do local e outros serviços farmacêuticos indevidos.
“É necessário um cuidado, principalmente em farmácias. Elas devem seguir os padrões sanitários, principalmente, como um ambiente que deve contribuir com a saúde das pessoas e não colaborar para aumentar os riscos. Nosso trabalho visa assegurar a saúde do consumidor, fiscalizando e orientando de modo a conscientizar e contribuir na saúde da população”, enfatiza Airton Santos chefe especial da Visa.
O estabelecimento foi autuado, sofreu interdição e passará por processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor entre R$180 a R$19 mil. O representante do local tem o prazo de 90 dias para se adequar à legislação sanitária e solicitar a desinterdição.
Disque denúncia
Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo.
Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.