MC Marcinho segue internado, à espera de um transplante.
A irmã de MC Marcinho, que está internado à espera de um transplante de coração, usou as redes sociais nesta terça-feira (22) para pedir doações de sangue. Na última semana, o funkeiro completou um mês com o coração artificial.
“Quero pedir a cada um de vocês que puder nos ajudar, que vá e doe o sangue pra ele, porque nesse momento ele está precisando bastante”, afirmou Gisa Garcia.
De acordo com o último boletim médico de Marcinho, divulgado pelo Hospital Copa D’Or nesta segunda-feira (21), ele “mantém estabilidade clínica, ainda necessitando de cuidados intensivos e respirando com ajuda de aparelhos”.
Quem tiver interesse em doar sangue para o cantor pode procurar um dos pontos disponíveis que foram informados pela família do artista. São eles:
Nos bancos de sangue, o atendimento funciona todos os dias, inclusive feriados, das 7h às 18h. Já no Hospital Geral de Nova Iguaçu, a doação pode ser feita de segunda a sabado, das 7h30 às 18h.
Relembre o caso
O funkeiro está no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. MC Marcinho foi internado no dia 27 de junho, com um quadro de insuficiência cardíaca e renal, e chegou a ter uma parada cardiorrespiratória por 14 minutos no dia 10 de julho.
No dia 14 de julho, ele recebeu um coração artificial, chamado de “dispositivo de assistência ventricular (DAV)”. O dispositivo bombeia sangue para o corpo, cumprindo ou complementando a função do coração humano. É indicado para pacientes com insuficiência cardíaca grave, que não podem receber transplante ou não podem ter o seu quadro controlado por medicamentos.
Critérios para doação de sangue
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 kg. Também é preciso estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais. Eles também devem portar ainda um documento de identidade do responsável.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas até 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. A perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.
Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.
Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso da Coronavac).