Brasil

Campanha do Botafogo confirma equilíbrio do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro é, provavelmente, o mais equilibrado do mundo. Por isso mesmo, atividades como fazer apostas esportivas são bastante atrativas para quem acompanha a disputa. Afinal, com diversos times com chances de ficar com o título, há sempre muitos jogos interessantes para se tentar prever os resultados.

Aí vai um dado para comprovar o equilíbrio do Brasileirão: nas últimas três temporadas, o campeão nunca foi o mesmo. Em 2020, o título ficou com o Flamengo; no ano seguinte, foi a vez do Atlético Mineiro levantar o caneco; por fim, em 2022, o Palmeiras fez a melhor campanha e festejou mais uma conquista no fim do ano.

Na atual temporada, um quarto time diferente é o grande favorito. Isso porque o Botafogo tem uma boa vantagem em relação aos demais concorrentes. Com isso, o Brasileirão poderá ter o quarto campeão diferente em quatro anos.

As chances de isso acontecer são, no momento, bastante altas. O Alvinegro carioca, além de ter feito um primeiro turno espetacular, tem um time forte e experiente. Apesar disso, o Campeonato Brasileiro já registrou reviravoltas inesquecíveis, e o Botafogo tem no encalço times fortes como o Palmeiras.

O Verdão, aliás, foi protagonista de um dos campeonatos mais inusitados deste século. Em 2009, a equipe liderou a competição por várias rodadas, mas, no fim, acabou ficando fora até mesmo da Libertadores.

Já o Flamengo, que foi crescendo durante a competição, terminou o ano com o título. O Rubro-Negro, aliás, liderou apenas duas rodadas naquela edição do campeonato: a penúltima e a última.

Portanto, os torcedores ainda podem alimentar expectativas de ver uma disputa intensa até a última rodada. Esse, inclusive, sempre foi o grande charme do Brasileirão. Ao contrário do que acontece na maioria dos países, por aqui a quantidade de times que começam o campeonato podendo vencê-lo é enorme.

Não é à toa que o maior campeão nacional, o Palmeiras, tem “apenas” 11 títulos – um número que, em outros lugares, não é tão expressivo. Mas, no Brasil, em razão do equilíbrio, é suficiente para deixar o Verdão na liderança – e com uma boa folga em relação ao segundo colocado, o Santos, que tem oito conquistas.

Quem ficará com o título em 2023? As maiores probabilidades, até o início deste segundo turno, são de o Botafogo fazer a festa. Entretanto, o histórico do Brasileirão nos ensina a esperar até a última rodada para ver qual será o desfecho.