Interior

Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Cajueiro nesta terça-feira

Com a medida, Hemoal contribui para manter estabilizado o estoque de sangue do órgão

Facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue. Com este objetivo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza duas coletas externas nesta terça-feira (29), simultaneamente no Agreste e no Vale do Paraíba. No Agreste, a ação vai ocorrer em Arapiraca, na praça Marques da Silva, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já no Vale do Paraíba, os captadores de sangue do Hemoal irão atender os voluntários em Cajueiro, na Unidade Mista Dr. Augusto Cardoso, no horário das 9h às 16h.

Carla Cleto / Ascom Sesau

Hemoal vai promover ações educativas e coletas externas durante o Junho Vermelho

Com esta medida, a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta que o hemocentro alagoano contribui para manter estabilizado o estoque de sangue do órgão. “Semanalmente percorremos vários pontos de Alagoas para captarmos doadores de sangue. Com as ações itinerantes, facilitamos o acesso aos voluntários e asseguramos que não falte sangue para as transfusões”, justifica.

Critérios para Doação

Os voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue devem ter idade mínima de 16 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. O Ministério da Saúde (MS) exige, ainda, que o candidato esteja usando máscara e não pode estar gripado, com Influenza ou Covid-19, sendo necessário aguardar 10 dias após cessarem os sintomas. “No caso do voluntário que colocou piercing, fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento.

Quem contraiu doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, fica impedido para o resto da vida de doar “, salientou Verônica Guedes. Com relação às mulheres, há impedimento caso estejam grávidas ou amamentando, além de ser necessário respeitar um intervalo mínimo de três meses entre uma doação e outra. Quanto aos homens, de acordo com portaria do MS, o intervalo é de apenas dois meses.