Agreste

Defesa Civil inicia estudos sobre tremor de terra em Arapiraca

Defesa Civil de Arapiraca

Defesa Civil de Arapiraca

A Defesa Civil de Arapiraca, em parceria com outros órgãos, realizaram nesta terça-feira, 29, a primeira visita técnica no epicentro do tremor de terra registrado no município, na última sexta-feira, 25.

Nesta manhã, representantes da Defesa Civil Municipal estiveram reunidos com a Defesa Civil Estadual e a Defesa Civil de Maceió, onde foram apontadas algumas possibilidades para o fenômeno. No entanto, as reais causas só serão indicadas após uma investigação minunciosa.

Durante o estudo inicial, os membros dos órgãos fizeram uma análise visual no epicentro do tremor, que foi identificado como sendo entre a AL-115 e o Residencial Brisa do Lago, em Arapiraca. Nesta inspeção, os técnicos visitaram o local para verificar as possíveis causas e patologias. O Serviço Geológico do Brasil  também participará das investigações. 

Na próxima etapa do estudo, as equipes irão demarcar os pontos geodésicos com o Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System – GNSS), que é possível coletar dados mais precisos. Com este monitoramento, que estabelece um ponto fixo e interliga com pontos a serem rastreados pela antena GNSS, é possível identificar se houve deslocamento de solo.

Na sexta-feira, 25, moradores das cidades de Arapiraca, Craíbas e Lagoa da Canoa relataram tremores de terra por volta das 16h30. O fenômeno foi registrado também pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o site do órgão, o tremor teve magnitude de 2.1 na escala Richter. Há o registro ainda de latitude a 9.78°S e longitude a 36.68°W.