O Ministério Público Federal (MPF) realizou, na manhã desta quarta-feira (30), inspeção na Praia do Francês, município de Marechal Deodoro (AL), a fim de verificar a implantação do projeto executivo para delimitação de áreas de banhistas e da sinalização náutica. Esta iniciativa tem como foco a ordenação do uso das embarcações a motor, visando garantir a segurança dos frequentadores da praia.
O projeto executivo foi elaborado em conjunto pelo Município de Marechal Deodoro, através da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento, Aquicultura e Pesca e da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, com a Capitania dos Portos. A fiscalização será realizada pela Capitania dos Portos em conjunto com o Município. Nos primeiros dias após sua implantação, a ação terá um caráter educativo, buscando conscientizar os usuários.
Já no município de Marechal Deodoro, após uma breve reunião que contou com a participação do prefeito Cláudio Ayres, dos secretários Mateus Gonzalez (Meio Ambiente) e Cláudia Pessoa (Turismo), e do Comandante Josenias, responsável pela segurança do tráfego aquaviário, o procurador de República Lucas Horta realizou uma vistoria para conferir a execução do projeto. Particularmente, ele se concentrou na observação da instalação das boias de sinalização náutica nas águas do mar.
Lucas Horta ressaltou o cumprimento do objeto discutido há anos. “A entrega do projeto, e sua execução conforme concebido e aprovado pela Capitania dos Portos, encerra o objeto do inquérito civil que buscou exatamente a adoção de medidas pelo Município para garantir a segurança dos banhistas e evitar acidentes com embarcações, não só barcos, mas também motos aquáticas (jet ski)”, destacou o procurador da República.
Por sua vez, o prefeito Cláudio Ayres lembrou que a região se prepara para receber três novos empreendimentos, o que indica um aumento no fluxo de turistas. Nesse contexto, as medidas proativas revelaram-se essenciais, uma vez que agir preventivamente agora evita acidentes futuros.