Interior

Após denúncia, estabelecimentos são autuados por comércio de produtos vencidos

Após denúncia anônima, a Vigilância Sanitária de Arapiraca apreendeu cerca de 100 kg de carne e 70 kg de verduras, frutas e hortaliças impróprias para consumo em um supermercado. Também foram encontrados produtos de higiene pessoal e bebidas, que somados aos alimentos, totalizam cerca de meia tonelada.

Assessoria

Produtos fora da validade

O estabelecimento, localizado no bairro Eldorado, foi autuado e notificado pela ausência de alvará sanitário, documento com validade de um ano, que autoriza o funcionamento de estabelecimentos sujeitos a fiscalização da Vigilância de acordo com o Código Sanitário Municipal. No momento da ação, foi aberto um auto de infração que resultará em multa e outras penalidades legais.

O coordenador do órgão, Diego Albuquerque, destacou a importância da denúncia na ação. “Nós tivemos um caso semelhante recentemente, divulgamos o canal de denúncias e em menos de uma semana já conseguimos ter esse retorno. Esta ação é um grande símbolo do poder que o consumidor possui de intervir nessas situações”, explica.

O canal em questão é a Ouvidoria SUS, serviço que dá à população o poder de denunciar, sugerir ou até elogiar os instrumentos da rede de saúde pública do Município, incluindo a Vigilância Sanitária Municipal.