Maceió

Fiscalização apreende 850kg de alimentos impróprios para consumo

Produtos foram recolhidos durante o final de semana, na parte alta da cidade

Uma fiscalização apreendeu, neste fim de semana, 850kg de alimentos impróprios para consumo. Entre os produtos recolhidas estavam carne bovina, manteiga, iogurte, linguiças e várias peças de queijo artesanal, oriundas do estado de Sergipe, consideradas como clandestinas.

As inspeções foram realizadas pela Vigilância Sanitária de Maceió em distribuidoras de alimentos e laticínios localizados na parte alta da cidade.

“Os alimentos estavam com prazo de validade vencido e muitos deles já estragados, num claro risco à saúde da população. Já as peças de queijo, além da questão da validade, não apresentavam nenhum selo de inspeção, fator obrigatório para a comercialização de alimentos perecíveis, especialmente os de origem animal. Ou seja, totalmente em desacordo com a legislação sanitária em vigor”, ressaltou o coordenador geral da Vigilância de Maceió, Airton Santos.

Os estabelecimentos infratores foram autuados e responderão a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 19 a R$180 mil. Já os alimentos recolhidos, foram encaminhados para o descarte no aterro sanitário de Maceió.

Disque Denúncia – Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo.

Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.