Mundo

Saiba por quê a Índia pode mudar o nome do país para Bharat

DOL

DOL

O mundo se prepara para a próxima Cúpula do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, cuja reunião acontecerá neste próximo fim de semana em Nova Déli, na Índia. Além desta ser a primeira vez desde a criação do G20 em que o Brasil presidirá o grupo composto por 19 países e a União Europeia, o evento marca uma possível grande mudança na história do povo indiano.

Isso porque os convites para um jantar que vai ocorrer durante a Cúpula do G20 foram encaminhados com o nome “Bharat” no lugar de Índia. A substituição do nome do país chamou a atenção do mundo todo e muitas pessoas passaram a se questionar sobre o motivo que levou à troca.

Nos convites para o jantar com a presidente indiana Draupadi Murdi, enviados pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, as autoridades internacionais são chamadas para um jantar com a “presidente de Bharat” ao invés de “presidente da República da Índia”.

Além disso, um relatório com título “Bharat, A Mãe da Democracia”, também foi distribuído a delegações de outros países.

Internamente, a mudança gerou polêmica no país e um embate político entre diferentes lideranças. No entanto, não é novidade o desejo do governo atual em aderir ao nome “Bharat”.

O propósito da mudança seria desvincular o país de símbolos da época em que o território era uma colônia britânica, entre eles o próprio nome “Índia”. Mas, afinal, o que “Bharat” significa?

O SIGINIFICADO DE “BHARAT”

A palavra “Bharat”, na língua hindi, falada por mais de 70% da população do país, significa Índia. Segundo pesquisadores, o termo teria origem em antigos textos hindus, em épocas que remontam ao período anterior à colonização do país pelo Reino Unido.

A MUDANÇA JÁ É OFICIAL?

Sites oficiais do governo indiano ainda usam o termo “Governo da Índia” e Draupadi Murmu ainda se descreve como “presidente da Índia” no X (antigo Twitter). Apesar disso, o envio dos convites onde se lê “presidente de Bahrat” reforça um discurso já adotado por outros líderes políticos. Há a possibilidade da mudança ser oficializada em uma sessão parlamentar especial neste mês de setembro.

Um fato interessante é que a Constituição indiana também se refere ao país pelo nome em hindi. No Artigo 1º está escrito “a Índia, isto é, Bharat, será uma União de Estados”. Porém, no restante do texto constitucional, é utilizado apenas o nome “Índia”.