Polícia

Vítima perde R$ 56 mil em golpe de falso leilão do Detran-AL; PC investiga

A Polícia Civil de Alagoas já deu início às investigações sobre um golpe que forjou um leilão do Departamento de Trânsito do Estado de Alagoas (Detran-AL). De acordo com o delegado Sidney Tenório, os criminosos forjam leilões para induzir as vítimas e transferirem os valores, acreditando que estavam adquirindo um veículo. Três vítimas foram lesadas, uma delas em R$ 56 mil.

Os criminosos criaram uma página eletrônica como se fosse do Detran de Alagoas, com falsos selos de segurança do Google e até logomarca do Tribunal de Justiça de Alagoas, para agregar credibilidade à fraude. O próprio departamento de trânsito já havia acionado a Justiça para retirar a página do ar, mas os criminosos conseguiam burlar criando novos links de acesso.

O falso leilão apresenta a foto de 50 veículos, com encerramento previsto para o dia 14 de agosto, e, ao acessar o website, é possível ver que, supostamente, 78 pessoas deram lances. Atualmente, o Detran Alagoas possui edital de leilão aberto.

Uma segunda vítima chegou a enviar toda documentação, mas não fez a transferência dos valores, porque ligou para o Detran para tirar uma dúvida e foi alertado da fraude.

Em 2023, o Detran Alagoas organizou dois leilões, e o último foi realizado no dia 03 de maio. Segundo Renan Silva, presidente da Comissão de Leilão do Detran, outro ponto que deve ser observado pela população, é qual o leiloeiro que está realizando o leilão. “Atualmente, somente a Agência de Leilões Freire está credenciada para operar junto ao Detran na realização de leilões de veículos em Alagoas. Essa é mais uma forma que a população possui para comprovar a veracidade do leilão, e o edital, também, estará disponível no site da Agência Leilões Freire”, alertou Renan Silva.

Caso a população tenha dúvidas sobre a realização de algum leilão organizado pelo Detran Alagoas, pode entrar em contato pelo e-mail da comissão de leilão: comissaoleilao@detran.al.gov.br.