Até parece mentira que a primavera chegou. Para trás ficaram os dias curtos e o esforço para sair de casa enfrentando vento e ar gelado. Junto com a primavera estão aqui os últimos meses do ano, os que tanto custam pela quantidade de coisas que ainda há para fazer. Daí que tirar umas férias seja a receita perfeita para aproveitar o clima que vai esquentando e fugir do estresse da rotina diária. Uma pausa mais que merecida para carregar as baterias, respirar fundo e feliz pela benção do conseguido e pegar forças para encarar o que vem pela frente. É só escolher quando e onde, sua empresa de aluguel de carros, agências de viagens favoritas e começar a preparar a mala. Você merece.
No nordeste brasileiro Alagoas é um pequeno estado dono de um litoral tropical com praias de areia branca, coqueirais, recifes de coral, lagoas cristalinas e temperaturas médias por volta dos 26°C. Maceió, sua capital, tem um dos litorais mais bonitos do país devido especialmente ao mar, muito parecido com o do Caribe. Além disso, boa gastronomia, vida noturna animada e artesanato, entre tantos encantos, fazem com que seja um dos destinos turísticos preferidos na hora de misturar descanso com beleza.
Curtindo Maceió
Nada melhor que uma boa caminhada para admirar o pôr do sol nas praias de Ponta Verde e Jatiúca, combinação perfeita para começar a descontrair assim que chegar. Um passeio em jangadas permite chegar às águas mornas e cristalinas das piscinas naturais de Maceió. A praia de Pajuçara é ideal para mergulhar nas piscinas naturais, pois quase não há ondas, e descansar na restinga que surge quando a maré está baixa. A Feira de Artesanato é destaque do calçadão com sua oferta de redes, camisetas, roupas de renda e souvenirs. O Centro Histórico é um dos lugares que vale a pena visitar e poder admirar suas igrejas, os vários museus e edifícios históricos. O bairro Jaraguá, que se encontra entre o centro e o mar, é a história viva da cidade, onde Maceió começou a se desenvolver graças ao seu porto. Maceió tem uma ampla oferta culinária nos seus restaurantes, indo desde baianos, italianos, japoneses, os especializados em peixes e frutos do mar e tapiocarias.
Um paraíso chamado Maragogi
Bem no coração da Costa dos Corais, a maior barreira de recifes além de área de preservação ambiental, Maragogi é chamada também de ‘caribe brasileiro’. E percorrendo suas praias de mar cristalino e piscinas naturais paradisíacas dá para entender o porquê. Peroba, Ponta do Mangue, Praia Antunes -mais incrível ainda com a maré baixa-, Taocas, Burgalhau, Xareu, Sao Bento, Tábua das Marés ou Barra Grande são uma mais linda do que a outra, com bares para descansar e beber uma gelada e as típicas redes de mar que convidam a se espreguiçar à vontade.
Antes de voltar para casa
Não regresse sem visitar as duas principais lagoas da região, a de Manguaba e a do Mundaú. Esta última, além de ser um dos maiores ecossistemas do estado e um dos maiores sistemas lagunares do mundo, abriga um manguezal de 600 km. Nela existem nove ilhas onde moram rendeiras e pescadores. O Parque Municipal tem 82 hectares dentro de uma reserva de Mata Atlântica. Nele existem mais de 250 espécies de plantas e podem ser avistados tatus, jacarés, tartarugas, raposas, preguiças, corujas e tamanduás.