Esporte

CBF afasta equipe do VAR após erro por pênalti não marcado em Corinthians x Grêmio; Wilton tem situação analisada separadamente

Reprodução/Premiere

Reprodução/Premiere

Após admitir publicamente que houve erro ao não ser marcado pênalti por bola na mão de Yuri Alberto em Corinthians x Grêmio, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu nesta terça-feira (19) afastar toda a equipe do VAR que atuou na partida, segundo apurou a ESPN.

Inicialmente, como chegou a noticiar a reportagem, a decisão era também pelo afastamento do árbitro principal do jogo, Wilton Pereira Sampaio. Contudo, o juiz terá sua situação analisada separadamente pela alta cúpula da arbitragem nacional.

Wilson Luiz Seneme e seus auxiliares entendem que Wilton estava prejudicado no lance e deveria ter recebido o suporte da equipe do VAR, o que não aconteceu.

Com isso, os juízes da cabine de vídeo serão afastados, enquanto o árbitro principal terá sua situação avaliada de maneira individual.

O entendimento é que Wilton teve um erro de posicionamento do lance, mas seu equívoco não tem o mesmo grau de gravidade do cometido pelos auxiliares de vídeo.

Ou seja: a CBF entende que o fato do juiz principal estar com visão prejudicada não é um erro grosseiro de interpretação, como o do VAR.

Com isso, estão afastados:

Emerson de Almeida Ferreira (VAR)

Johnny Barros de Oliveira (Assistente VAR 1)

Michel Patrick Costa Guimarães (Assistente VAR 2)

Todos serão colocados no Pada (Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro), passando por “reciclagem” antes de retornarem à ativa.

A decisão ainda não foi anunciada de forma oficial, mas será comunicada em breve pela Confederação.

Vale lembrar que esse não é o primeiro afastamento de Emerson de Almeida Ferreira.

No ano passado, ele foi colocado na “geladeira” pela CBF ao não checar impedimento do atacante Calleri, do São Paulo, em jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil.

No lance em questão, o argentino parte de possível posição adiantada e acaba depois caindo na área, com o VAR recomendando revisão do lance e o juiz Leandro Vuaden assinalando penalidade.

Próximos jogos do Corinthians:
Botafogo (C) – 22/09, 20h (de Brasília) – Brasileirão

Fortaleza (C) – 26/09, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Sul-Americana, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

São Paulo (F) – 30/09, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão

Próximos jogos do Grêmio
Palmeiras (C) – 21/09, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão

Fortaleza (F) – 30/09, 16h (de Brasília) – Brasileirão

Internacional (F) – 08/10, 16h (de Brasília) –Brasileirão