Músico indicou 'A morte de Ivan Ilitch' em suas redes sociais e obra russa traz reflexões existenciais. Na época, ele e a cantora já haviam decidido pelo término.
Não se sabe se a leitura de “A morte de Ivan Ilitch”, obra de Liev Tolstói publicada em 1886, influenciou a separação de Lucas Lima e Sandy. O casal anunciou o término do relacionamento após 24 anos. Lucas leu o livro e afirmou que a obra “deu uma boa chacoalhada no Lucão”. O músico, que tinha como plano para 2023 ler 20 livros, costuma compartilhar dicas de literatura em seu Instagram.
No início de setembro, Lucas indicou “A Morte de Ivan Ilitch”. A postagem foi feita 20 dias antes do anúncio de separação. Na ocasião, o músico e a cantora já haviam decidido pelo divórcio, mas como se trata de uma dica de leitura, não é possível afirmar quando ele leu o livro. Conforme o ex-casal relatou no programa “Altas Horas”, a decisão pelo término foi tomada um mês antes da divulgação.
“Mas que livro forte. Russo não tem o menor jeitinho na hora de falar as coisas na lata, né? Texto muito direto, sólido, sem firula nem carinho. Verdade sem desvios. Baita reflexão sobre a vida, sobre escolhas e os porquês destas. Deu uma chacoalhada legal do Lucão. Recomendo”, comentou o músico.
Além de mostrar uma imagem da capa, ele compartilhou um trecho do livro que diz:
“Morrer e morrer nessa agonia? Há alguma coisa errada. ‘Talvez eu não tenha vivido como deveria’, ocorreu-lhe de repente. ‘Mas, como se eu sempre fiz o que devia fazer?’, respondeu imediatamente descartando essa hipótese, a solução para o enigma da vida e da morte era algo impossível de encontrar.”
Lucas ainda destacou a citação: “‘Talvez eu não tenha vivido como deveria’, ocorreu-lhe de repente. ‘Mas, como se eu sempre fiz o que devia fazer?’.”