Celebridades

Como livro de Tolstói ‘deu chacoalhada’ em Lucas Lima, 20 dias antes de anunciar separação de Sandy; entenda

Músico indicou 'A morte de Ivan Ilitch' em suas redes sociais e obra russa traz reflexões existenciais. Na época, ele e a cantora já haviam decidido pelo término.

Não se sabe se a leitura de “A morte de Ivan Ilitch”, obra de Liev Tolstói publicada em 1886, influenciou a separação de Lucas Lima e Sandy. O casal anunciou o término do relacionamento após 24 anos. Lucas leu o livro e afirmou que a obra “deu uma boa chacoalhada no Lucão”. O músico, que tinha como plano para 2023 ler 20 livros, costuma compartilhar dicas de literatura em seu Instagram.

Reprodução

Lucas Lima

No início de setembro, Lucas indicou “A Morte de Ivan Ilitch”. A postagem foi feita 20 dias antes do anúncio de separação. Na ocasião, o músico e a cantora já haviam decidido pelo divórcio, mas como se trata de uma dica de leitura, não é possível afirmar quando ele leu o livro. Conforme o ex-casal relatou no programa “Altas Horas”, a decisão pelo término foi tomada um mês antes da divulgação. 

“Mas que livro forte. Russo não tem o menor jeitinho na hora de falar as coisas na lata, né? Texto muito direto, sólido, sem firula nem carinho. Verdade sem desvios. Baita reflexão sobre a vida, sobre escolhas e os porquês destas. Deu uma chacoalhada legal do Lucão. Recomendo”, comentou o músico.

Além de mostrar uma imagem da capa, ele compartilhou um trecho do livro que diz:

“Morrer e morrer nessa agonia? Há alguma coisa errada. ‘Talvez eu não tenha vivido como deveria’, ocorreu-lhe de repente. ‘Mas, como se eu sempre fiz o que devia fazer?’, respondeu imediatamente descartando essa hipótese, a solução para o enigma da vida e da morte era algo impossível de encontrar.”

Lucas ainda destacou a citação: “‘Talvez eu não tenha vivido como deveria’, ocorreu-lhe de repente. ‘Mas, como se eu sempre fiz o que devia fazer?’.”

Lucas Lima indicou leitura de “A morte de Ivan Ilitch”, de Liev Tolstói — Foto: Reprodução/Instagram