Campanha foi difundida pela Embaixada dos EUA no México e gerou críticas a Carlos Villagrán, ator que interpretou o personagem da série da década de 1970. Em um dos vídeos, ele pede que as pessoas só migrem por vias legais.
Quico, o famoso personagem da série “Chaves”, está protagonizando uma polêmica campanha dos Estados Unidos no México contra a imigração ilegal. Contratado pelo governo dos EUA, o ator Carlos Villagrán, que interpretou o Quico na série mexicana, voltou ao personagem em um vídeo divulgado pela embaixada norte-americana no México.
No vídeo, Quico pede a seus compatriotas que não tentem entrar nos Estados Unidos de forma ilegal. A campanha é uma tentativa de Washington de diminuir os altos índices de entrada de imigrantes pela fronteira do México, que vêm batendo recordes.
“Olá, amigos. Primeiro de tudo: Calem-se, calem-se, calem-se, vocês me deixam loucos! Tenho algo muito importante para dizer: não cruzem a fronteira dos Estados Unidos, porque seu pai, sua mãe, seu tio, seu cachorro, seu gato, seu periquito, todo mundo pode estar em perigo. O melhor é cruzar (a fronteira) de forma legal. Vamos lá. Se você fizer isso (cruzar de forma legal), aí sim vou gostar de você”.
Críticas nas redes sociais
A mensagem angariou uma série de críticas por parte de mexicanos. Pelas redes sociais, muitos chamaram Villagrán de insensível às crises econômicas e políticas que vivem muitos de seus compatriotas e outros latino-americanos que tentam entrar nos EUA pelo México.
Usuários de redes sociais também acusaram Villagrán, atualmente com 79 anos, de “entrar no personagem”. Em “Chaves”, Quico é o “menino rico” da vila, quase sempre alheio aos problemas das crianças pobres, como Chaves, que vive dentro de um barril.
Na segunda-feira (2), o presidente do México, Andres Manuel López Obrador, afirmou que cerca de 10 mil pessoas chegaram por dia à fronteira entre os EUA e o México só na semana passada.
Vídeo contra coiotes
No vídeo, Quico aparece brincando com um caminhão e um carro de brinquedo. Ele faz com que os dois se choquem, simulando um acidente entre veículos, e diz:
“O papo furado dos coiotes sempre vai te deixar na mão”.
É frequente que pessoas que contratam os coiotes sejam enviadas aos EUA dentro de caminhões que cruzam a fronteira. Em maio, a polícia do México encontrou 175 migrantes dentro da caçamba de um veículo, que foi vistoriado na fronteira sul do país – há um movimento grande de tráfico de pessoas de países da América Latina até o México e, de lá, aos EUA.
O ator Carlos Villagrán ainda não havia se posicionado publicamente sobre as críticas até a última atualização desta reportagem. Procurada pelo g1, a Embaixada dos EUA no México também não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.
Família caminha em trilho de trem na chegada a Ciudad Juárez, no norte do México, onde milhares tentam entrar nos EUA diariamente, em 3 de outubro de 2023. — Foto: Jose Luis Gonzalez/ Reuters