À frente de protestos enfáticos em relação à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), a bancada ruralista do Congresso Nacional deve ser recebida nos próximos dias pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.
A CNN apurou que o encontro foi pedido pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR).
A conversa entre Barroso e a cúpula da bancada ruralista será realizada no momento em que a tensão entre o Legislativo e o Judiciário se acentua — com parlamentares em obstrução na Câmara dos Deputados e com aprovação relâmpago, no Senado, de um projeto que limita o alcance das decisões do STF.
Os ruralistas são os responsáveis por liderar a obstrução — a tentativa de derrubar as sessões no Parlamento, impedindo votações —, numa resposta às recentes decisões do Supremo.
A reação da bancada, que reúne mais de 350 parlamentares da Câmara e do Senado, aconteceu após uma série de votações do tribunal em temas como o marco temporal, que tramita como projeto de lei, a descriminalização das drogas e a liberação do aborto para até 12 semanas após a concepção.
Numa reação imediata, o Senado aprovou o projeto do marco temporal para demarcação de terras indígenas — o texto aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O entendimento desse grupo é que, ao tratar desses assuntos, o Supremo interfere na atuação do Congresso.