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Secretaria Municipal de Educação promove 1º Workshop da Inclusão

O evento apresentou práticas exitosas na perspectiva da educação inclusiva por meio de palestras e trabalhos realizados nas escolas

Celebrando uma grande vitória para o município nas ações com resultados exitosos voltados para educação na modalidade da educação especial inclusiva a Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde da última sexta-feira (06), o 1º Wokshop de Inclusão, que teve como tema: Ser diferente te faz único.

Secom Coruripe

Secretaria Municipal de Educação promove 1º Workshop da Inclusão

Todos que chegaram ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Coruripe para participar do evento acompanharam o trabalho de inclusão que é realizado pela gestão municipal com a equipe Semed, seus parceiros e estudantes. Os trabalhos apresentados surpreenderam os visitantes e comprovaram a nova realidade educacional e pedagógica colocadas à disposição dos seus filhos, com eficácia dentro da proposta de inclusão educacional.

A Educação conta com a empresa Learning set, que fortalece os bons índices capacitando os professores, nos cursos ABA (Análise do Comportamento Aplicada), TOD (Transtorno de Opositor Desafiador) e TDHA (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e a plataforma Cognvox, com seu pioneiro programa educacional em Coruripe que trabalha o desenvolvimento de neurodivergentes e pessoas com déficit cognitivo, como crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit da Atenção e Hiperatividade (TDAH), déficit cognitivo, deficientes intelectuais, com de Síndrome de Down, paralisia cerebral, dentre outros.

Elisângela de Castro, coordenadora da Educação Especial e Inclusiva abriu o evento destacando o momento. “Nesta tarde estamos celebrando uma grande vitória para o município, nosso evento tem essa proposta, de apresentar as experiências de sucesso dos profissionais da educação municipal frente à Educação Inclusiva. Estamos atendendo a todos os alunos da rede municipal em torno de 380, com deficiência, transtorno, défice de aprendizagem, entre outros. É muito gratificante poder expor todas essas ações e resultados positivos para os pais dos nossos alunos. Todo esse trabalho é possível pelo compromisso do prefeito Marcelo Beltrão e da secretária Cintya Alves que têm esse olhar diferenciado para inclusão. Boaventura diz que ‘somos todos iguais nas diferenças’ e é isso que entendemos também. Saliento que estamos tendo três reflexões hoje: a luta da pessoa com deficiência, a prevenção ao suicídio, amor à vida e à paz”. Concluiu.

A programação seguiu focada nos avanços, experiências e desafios envolvidos na temática, onde foram apresentados os recentes avanços na área através das falas que atualizaram a comunidade educacional e pais sobre os rápidos avanços trabalhados ministrados pelos profissionais da área da Educação Inclusiva: Henrique Jonathan, tema Formações para docentes e Inclusão Escolar; Monalisa Albuquerque, Desenvolvimento dos profissionais da rede de ensino; Verônica Maria Silva, ações da ACEL, academia estudantil; Professora Renata Lima, relatos de aprendizagem; Erilane Mathias, relatos de aprendizagem escolar e a contribuição de Miguel Tigre, da ADEFAL e da secretaria de Saúde.

Agregando às reflexões sobre práticas inclusivas, a maternidade de Daiane Rose sempre esteve atrelada a um esforço para que o filho, Davi, de 12 anos, se sentisse seguro durante a rotina escolar. “Sou mãe de três meninos um deles é o Davi que é autista, nível de suporte 1 e aluno da Escola Municipal José de Carvalho Souza, em Barreiras e faz parte do programa Cognvox. O Davi estuda na mesma escola desde os três anos, a interação social dele era bem comprometida com os colegas de sala, até o ano passado quando perguntávamos os nomes dos colegas ele dizia que não sabia. Depois, com as práticas do programa ele tem desenvolvido bastante. A professora da sala regular e o assistente percebem a diferença no Davi, depois das práticas do Cognvox para agora. Ele não conseguia apresentar trabalho na sala de aula e hoje ele já consegue apresentar. Existem práticas na plataforma que faz com que a criança interaja com as outras, práticas que possibilitam desenvolver essa habilidade. O meu filho não tinha habilidade de interagir com ninguém. Ouvi de um psiquiatra ‘Mãe, não espere que seu filho tenha amigos’, hoje posso dizer feliz, meu filho tem amigos e fez amigos. Esse programa para nossa família foi uma benção por está trazendo muito benefício para o Davi. Ele vai fazer a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática, antes tinha medo de participar para não ir receber medalha, a realidade agora é, ele tá muito empolgado e feliz para receber”, detalhou a mãe, emocionando a plateia.

Paralelo às palestras o público assistiu as peças encenadas pelos alunos: Inclusão, um Ato de Amor, do eixo praias; A Paz, do eixo pindorama e Assim Como Você, do eixo centro.

Cíntya Alves, secretária de Educação falou sobre a felicidade do momento “É a realização de um sonho idealizado em equipe e com nosso prefeito Marcelo Beltrão. Conseguimos com o envolvimento de todos que fazem parte da gestão educacional, realizar nosso Worshop ‘Ser diferente te faz único’. Foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos vários parceiros e professores nas unidades de ensino, representando um momento de integração entre família e escola. A gestão busca por meio dos seus servidores e parceiros na Educação Inclusiva bons resultados e trouxemos os pais para isso, para verem o que a gestão está fazendo, pois, os números apresentados falam por si. Dificuldades existem e precisaremos estar juntos para enfrentar e continuar neste modelo que construímos ao longo desses anos aqui, com bons resultados. Precisamos que os pais estejam junto com a gente para que Coruripe seja também referência na inclusão e na verdade já está sendo”. Finalizou agradecendo a receptividade, compromisso e sensibilidade de todos.

Na palestra da profa. Dra. Fabiana Wanderley diretora científica da Cognvox que expôs o tema: Pai, Mãe, não desista de mim! Explicou: “Nesta tarde a gente destaca a palestra com o filho dizendo para o pai e para mãe, não desista de mim. Muitos pais e mães desistem de investir quando um filho tem algum tipo de deficiência. Porque ter um filho com deficiência é algo que mexe muito com o narcisismo. Essa ideia de perfeição que toda a sociedade carrega. Ter filho sem defeito, limitação. O pai e a mãe vão ter que trabalhar dentro deles todo esse ideal grego da perfeição que foi destruído dentro dela. E trabalhar dentro de si que não há culpado e também reconhecer suas próprias limitações e suas potencialidades, então há sempre uma dualidade, limitação e potencialidade dentro de si e na relação com o filho. Esse evento mostra essa perspectiva olhando muito mais para potencialidade, para o desenvolvimento, para as possibilidades na relação social, afetiva, cognitiva e mostrar o que a gente pode conquistar, o que a gente pode construir, no lugar do que a gente não pode. A terminologia deficiente significava, não eficiente. E hoje a gente fala pessoa com deficiência você está deficiente, você não é deficiente. Enfatizamos hoje muito mais as possibilidades, as perspectivas do que podemos vir a construir do que as limitações, estagnações, essa é a visão que a gente tem e que o Cognvox defende”, justificou a professora.

Dando sequência o CEO da Cognvox, Carlos Moreira, falou que ao entrar no Ifal vendo o painel com a produção dos alunos ficou impressionando junto com sua equipe principalmente quando viram um desenho que era a marca da plataforma Cognvox, que é o cérebro colorido. A explicação foi que ao ser perguntado para os estudantes quais eram as coisas que eles mais gostavam o aluno Isaac da escola Claudio Daniel desenhou um barco e o símbolo da Cognvox. Com isso, para eles que estão envolvidos no processo foi o suficiente pra dizer que estão fazendo direito o trabalho.

“Não se faz um trabalho desse sozinho, tivemos o acesso e a possibilidade de desenvolver esse projeto em Coruripe que foi o primeiro no Brasil a implementar. Saiu uma matéria em um dos principais portais de notícias de empresas de tecnologias de inovação de educação (https://revistapegn.globo.com/startups/noticia/2023/08/startup-ajuda-a-integrar-alunos-neurodivergentes-em-escolas-publicas.ghtml) falando da Cognvox e do que está sendo feito em Coruripe. Destacamos o desejo político e a vontade do prefeito Marcelo Beltrão e a decisão técnica da secretária Cintya Alves que disse, vamos fazer, porque a gente pode mudar essa realidade”, pontuou Carlos Moreira.

Em seguida, comemorou expondo para o público os resultados obtidos nos seis meses de uso da plataforma nas escolas, que foi feita a partir de uma análise nos 154 alunos que fazem parte do programa, tudo medido estaticamente utilizando um método cientifico o avanço global dos alunos.

 “Capacitamos os profissionais e em seis meses de implantação conseguimos bater nossas metas. Os resultados alcançados neste trabalho foram surpreendentes. Atingimos, nas escolas, um desenvolvimento médio de 39,61%, tendo como fonte de análise o pensamento, a linguagem, a comunicação e os relacionamentos dos alunos. Levando-se em consideração os grupos específicos, atingimos um desenvolvimento de 38,62% para os que possuem TEA, 35,23% para os que têm TDAH e 38,60% para os portadores de deficiência intelectual. No comportamento geral, o índice alcançado chegou a 36,28%, subdividido da seguinte forma: Pensamento 39,31%; Linguagem 18,49%; Comunicação 43,66% e Relacionamento 44,56%”, demonstrou.

O evento contou com a presença da equipe Semed, pais e alunos da rede, vereadora Roberta Beltrão, Miguel Tigre representante da Pessoa com Deficiência na área da saúde e diretor fiscal da Pessoa com Deficiência do Estado, Henrique Jonathan psicólogo, especialista em ABA; equipe da COGNVOX, Aparecida Falcão do programa da AABB com autistas, Audeane César, presidente da Associação Mundo TEA e Ana Paula, do Cantinho do Autismo.