Maceió

Golpistas se passam por fiscais e pedem dinheiro para renovação de alvarás sanitários

Os criminosos entram em contato com os comerciantes por telefone e informam que a documentação está vencida

Ascom SMS

Ascom SMS

Um novo golpe está sendo aplicado em estabelecimentos comerciais envolvendo o nome da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa). Segundo relatos de comerciantes, criminosos têm ligado para os estabelecimentos se passando por fiscais do órgão e informando que o alvará sanitário está vencido e pedindo uma quantia em dinheiro para renovar a documentação que autoriza o funcionamento do local de acordo com o código sanitário municipal.

O chefe especial da Visa, Airton Santos, explica que o órgão não faz ligações para nenhum empresário e que é necessário que todos fiquem atentos a esse tipo de golpe. “Durante as inspeções ou em uma liberação de Alvará Sanitário, a Vigilância Sanitária de Maceió não liga para os empresários de forma alguma. Todo o processo para liberação de documentação é feito em nosso sistema, tudo de forma on-line ou presencialmente aqui na Vigilância. Mas, infelizmente, essas pessoas que estão ligando tentam convencer os empresários a regularizarem o Alvará Sanitário e, para isso, pedem dinheiro. Todos precisam ficar atentos a esse tipo de golpe, pois a Vigilância Sanitária é um órgão de credibilidade que atua de forma correta em prol da saúde pública de todos os maceioenses”, afirmou.

Como identificar os fiscais

Fiscais da Vigilância Sanitária de Maceió não fazem abordagem por telefone, eles vão pessoalmente ao estabelecimento usando colete e crachá de identificação. Os verdadeiros fiscais são orientados a repassar informações a proprietários de estabelecimentos e funcionários sobre procedimentos que devem ser feitos para evitar riscos à saúde dos maceioenses.

Contato

Os estabelecimentos que receberem qualquer tipo de ligação suspeita podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária para relatar o ocorrido ou esclarecer dúvidas sobre os procedimentos pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias.

Os contatos também servem para o recebimento de denúncias de estabelecimentos que funcionam de maneira irregular, fora das normas sanitárias. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.