Brasil

Oktoberfest 2023 é suspensa pela 2ª vez em Blumenau após novo alerta de enchente

Após retornar depois de cinco dias de interrupção, a programação desta quinta-feira (12) foi cancelada. Cidade vive apreensão com previsão de alta do nível do Rio Itajaí-Açu

Desfile na Oktoberfest aconteceu sob chuva na quarta-feira (12) — Foto: Patrick Rodrigues/Santa

A programação desta quinta-feira (12) da Oktoberfest Blumenau, a maior festa alemã das Américas, foi suspensa em função das fortes chuvas que castigam Santa Catarina e deixaram a cidade sob risco de inundação. É a segunda vez que a festa é suspensa somente nesta edição.

A expectativa de retorno, segundo a prefeitura da cidade, é na sexta-feira (13), a partir das 18h. A nova suspensão acontece um dia depois do retorno da Oktoberfest, na quarta-feira (11). Antes disso, a programação entre os dias 6 e 10 de outubro já havia sido interrompida.

Blumenau e todo o Vale do Itajaí sofrem com os temporais que caem em quase todo o estado desde 3 de outubro. Até esta quinta, são 161 dos 295 municípios do estado em situação de emergência, inclusive a cidade que sedia a Oktoberfest.

“Diante do cenário climático de chuva persistente e da elevação do Rio Itajaí-Açu, conforme divulgado pelo Defesa Civil de Blumenau, a Prefeitura de Blumenau […] decidiu pela suspensão preventiva da festa nesta quinta-feira, dia 12. A decisão foi tomada para evitar que os visitantes tenham dificuldades em retornar para casa ou locais de hospedagens, pois podem haver pontos de alagamentos pela cidade”, diz nota publicada.

A partir de 8 metros do nível do rio é considerado enchente e o risco de alagamentos varia de acordo com o ponto da cidade. O AlertaBlu, atualizado pela Defesa Civil, traz a cota de cheia em quase 2 mil regiões de Blumenau.

Organização e reembolso
Ainda no anúncio de suspensão, a prefeitura informou que está entrando em contato com os hotéis da cidade para comunicar da suspensão preventiva da festa.

“Da mesma forma, informaremos oficialmente sobre a situação para as principais plataformas de aluguel de hospedagens. Cabe a cada estabelecimento fazer a negociação com os clientes com relação às reservas”, completou.

Sobre o reembolso do “Oktober Karte”, que garante créditos para uso na festa, a prefeitura orienta que o processo é on-line pode ser feito a partir de 30 de outubro reiterando que o uso pode ser feito de forma normal nos dias seguintes.