Brasil

Governo vai reforçar efetivo da Força Nacional para combater incêndios no Amazonas

Ricardo Moraes/Reuters

Ricardo Moraes/Reuters

O Ministério da Justiça vai aumentar o efetivo da Força Nacional no Amazonas para ampliar as atividades de combate e prevenção às queimadas e incêndios florestais na região.

Serão enviados, na próxima segunda-feira (16), 45 militares da Força Nacional, totalizando 60 trabalhando na Operação Queimadas no Amazonas. Ainda há mais 60 policiais em outras operações no mesmo estado.

A notícia foi adiantada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, na tarde de quinta-feira (12), em seu perfil no X (ex-Twitter). Dino afirmou que conversou com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e que o envio de novo efetivo atende a uma solicitação do governo do estado e a uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A operação conta ainda com policiais federais que estão atuando no tema de combate às queimadas ilegais, principalmente nas investigações do cometimento de crimes.

Graves incêndios que acometem o estado têm preocupado a saúde de cidadãos locais e chegaram a interromper o ano letivo em Manaus, que está coberto por fumaça. O local tem sofrido com seca e queimadas nas últimas semanas.

O governo federal anunciou, nesta sexta-feira (13), também um reforço de 149 brigadistas para combater incêndios florestais no Amazonas. Com o reforço, o estado contará com 289 brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ao todo.

Entre as medidas em vigor, estão a doação de 200 kits de equipamentos para esses profissionais e a disponibilização de dois helicópteros.