Nesta quarta-feira (18), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou que o atacante Neymar, do Al Hilal e da seleção brasileira, terá que passar por cirurgia no joelho esquerdo após se lesionar na última terça-feira (17), durante partida contra o Uruguai.
De acordo com a entidade, ele teve ruptura de ligamento cruzado anterior e também ruptura do menisco. Com isso, o camisa 10 será desfalque por longo período, voltando a jogar somente em 2024.
Segundo apuração da ESPN, a CBF agora conversa com o Al Hilal para definir os próximos passos para o jogador.
De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a projeção é de que Neymar passe por intervenção cirúrgica em um intervalo de 10 a 15 dias.
Os sauditas, aliás, tomaram a dianteira nas tratativas sobre o tema, pedindo para escolher o local da operação e quem vai realizar o processo. Não está decidido que a cirurgia será no Brasil, aliás.
Segundo fontes, o Al Hilal faz questão de opinar nas decisões mais importantes sobre o tema, até pelo alto investimento feito na contratação do astro.
O clube de Riade não quer ficar longe do processo e vai acompanhar todos os passos, desde a cirurgia até a recuperação.
O contrato do camisa 10 com a equipe do Oriente Médio vai até junho de 2025.
Em quanto tempo Neymar deve voltar?
De acordo com especialistas, a recuperação desse tipo de cirurgia costuma demorar entre nove e 12 meses. No entanto, há casos de atletas que conseguiram voltar em um período entre seis e sete meses.
Segundo apuração da ESPN, o departamento médico da CBF trabalha inicialmente com a projeção de que o astro possa regressar aos gramados em oito meses.
Fontes ouvidas pela reportagem ressaltam, inclusive, que a Confederação acredita que conseguirá ter Neymar na Copa América de 2024, que será disputada nos Estados Unidos.
Caso retorne mesmo em oito meses, o camisa 10 teria liberação para voltar a jogar justamente no meio do ano que vem, às vésperas do início do torneio, que começa em 20 de junho.
Se Ney ainda não tiver condições de atuar na fase inicial da Copa América, a expectativa é que ao menos ele esteja à disposição para a fase mais aguda do certame, que se encerra em 14 de julho.
É certo desde já que o astro será desfalque para o técnico Fernando Diniz nos próximos compromissos da seleção, contra Colômbia e Argentina, nas Datas Fifa de novembro.
Como Neymar se lesionou?
Neymar se machucou na última terça-feira (17), no final do 1º tempo da derrota por 2 a 0 do Brasil para o Uruguai, em Montevidéu, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Após sentir o joelho e cair no gramado do Estádio Centenário, ele foi imediatamente retirado de maca, demonstrando bastante dor e chorando.
O craque deixou o estádio de muletas e caminhando com muita dificuldade. Nesta quarta, veio o triste diagnóstico, com a lesão grave no joelho sendo confirmada.
Dos 30 problemas físicos de Neymar na carreira, esse foi o primeiro no joelho esquerdo. Até então, o craque não havia sofrido lesões na região.