Interior

Operação “Gota d’água” autua propriedade por furto de energia para irrigação de terra

Empresa estima que energia desviada seria suficiente para atender mais de 80 residências durante um mês inteiro

Nessa quarta-feira (18), uma propriedade rural, localizada no município de Taquarana, Agreste de Alagoas, foi autuada por furto de energia elétrica que era usada de forma indevidade para irregação de terra. A ação fez parte da operação “Gota d’água” realizada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).

Os militares do 3º BPM de Arapiraca, com o apoio da Equatorial Alagoas, constataram a utilização de um transformador, ligado de forma clandestina na rede elétrica da distribuidora, para abastecer quatro bombas de irrigação.

Após verificação, os técnicos da empresa realizaram os procedimentos de regularização da energia, retiraram o transformador e registraram um boletim de ocorrências por furto de energia.

A Equatorial estima uma perda de mais de 13.000 kWh, energia suficiente para atender mais de 80 residências durante um mês inteiro.

Penalidades para os infratores

O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a Distribuidora reforça a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.

 Como denunciar? 

As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.