Gestão foi oficiada para sanar problemas encontrados
Uma fiscalização realizada pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) constatou uma série de irregularidades na estrutura da Casa Lar do município de Murici. O local abriga crianças e adolescentes expostos aos riscos por parte de suas famílias, como negligência, abuso sexual e agressão física.
A inspeção, realizada no início do mês de Outubro pelos Defensores Públicos Thiago Carniatto Marques Garcia e João Augusto Sinhorin, constatou a necessidade urgente de substituição/conserto de móveis e utensílios domésticos defeituosos, como fogão, geladeira, ar-condicionado, armários da cozinha, chuveiro e os beliches onde as crianças dormem.
Além disso, foram encontrados problemas estruturais como telhas inadequadas e sem isolamento térmico no pátio das crianças, forro quebrado e buracos nas telhas da casa que causam vazamentos em dias de chuva, e vários buracos no pátio, que geram risco de quedas e ferimentos para as crianças.
O muncípio de Murici foi oficiado a respeito das melhorias que precisarão ser feitas e a Defensoria Pública informou que continuará acompanhando a situação para garantir que os problemas sejam corrigidos a fim de assegurar o total respeito aos direitos das crianças abrigadas no local.
A Casa Lar é um serviço de acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 0 a 17 anos e 11 meses, inclusive com deficiência, em situação de medida de proteção, preferencialmente para grupos de irmãos e destituídos do poder familiar.