Brasil

Bombeiros dão prosseguimento às buscas por idosa que caiu em canal

Com embarcações e drones bombeiros seguem na busca por idosa arrastada pela correnteza — Foto: Divulgação / CBMERJ

Equipes do Corpo do Bombeiros continuam, na manhã desta sexta-feira, nas buscas pela idosa que caiu no Canal Caboclo, no bairro Vila Ideal, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O acidente aconteceu na manhã de quinta, na casa em que Maria do Carmo Basílio, de 78 anos, vive, na Avenida Doutor Manoel Teles, que é margeada pelo canal.

O acidente aconteceu quando a idosa estava no quintal de casa. Num registro feito por uma câmera de vigilância, a idosa aparece no terreno. Ela se desequilibra próxima ao muro erguido na margem do canal. A estrutura já estava inclinada. Quando a idosa tomba para trás e encosta no muro, que cede e cai. Neste momento, Maria do Carmo cai no canal e some das imagens ao ser levada pela correnteza.

Nesta manhã, Valéria Dias, sobrinha da idosa, acompanhava as buscas no local. Ela contou que conseguiu ver o vídeo do momento em que o muro desaba, Maria do Carmo cai na água e então é levada pela força da correnteza.

— Eu vi na hora que ela se levanta, na esperança de que ela se agarrou em alguma coisa e alguém viu, resgatou ela, está em algum lugar, mas com vida — diz a sobrinha em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo.

A queda do muro aconteceu logo após o temporal que atingiu municípios fluminenses na manhã de quinta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 9h40, mais de uma hora depois do desaparecimento. Segundo vizinhos, a idosa vivia sozinha na casa. Equipes de buscas usam também um drone, para imagens aéreas e seguiram com as buscas também durante a noite, sem interrupções, segundo a corporação. Cães farejadores também participam, além de agentes em botes.

As buscas se estendem até o Rio Pavuna, onde o canal deságua. Durante a noite, 20 agentes com lanternas fizeram buscas nas margens.

Segundo um vizinho da idosa, as obras que são feitas no canal não chegaram até a altura da casa de Maria do Carmo. Segundo a prefeitura, o curso d’água está recebendo galerias de concreto em um trecho de quase 1 km e as obras seguem, com previsão de chegarem a São João de Meriti. As informações são do G1.

Os moradores foram orientados pela prefeitura de Duque de Caxias a ligar para a Defesa Civil 199 e 08000230199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193, em casos de emergência em decorrência das chuvas.

Pedido de indenização por muro
A família da idosa afirma que Maria do Carmo e a prefeitura de Duque de Caxias estavam em negociação por uma indenização por conta do muro, que já estava inclinado antes mesmo das chuvas desta quinta-feira no estado do Rio. O Canal Caboclo, onde a casa fica às margens, tem passado por obras, realizadas pelo município, para receber galerias de concreto. O muro que acabou desabando ficava na área onde está planejado passarem as intervenções. As informações são do Bom Dia Rio.

Segundo a família, a idosa gostaria da desapropriação completa do imóvel, assim, deixaria o local para morar em outro local. Maria do Carmo e a prefeitura conversaram ao menos três vezes, mas sem chegar num acordo, uma vez que o município não tinha aceitado.

— Ela já reclamava há muito tempo com o engenheiro do muro, e ele pedia paciência que ele ia ver. Olha aí a paciência, o que aconteceu — disse Valéria ao Bom Dia Rio. — Espero que eles tomem providência, né? Assim como foi ela, podem ser outras pessoas.