O julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preocupa hoje mais o PL pelo futuro político do do ex-ministro Walter Braga Netto (PL). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já está inelegível por causa de um julgamento anterior da Corte.
Nem mesmo o partido acredita que será possível reverter o resultado do julgamento que tirou os direitos políticos de Bolsonaro. Por isso, uma nova condenação não faria diferença.
A questão é que Braga Netto foi inocentando no primeiro julgamento. E, se ficar inelegível, o ex-ministro viraria carta fora do baralho para as pretensões políticas do PL.
O partido ainda avalia o potencial eleitoral de Braga Netto para a disputa pela Prefeitura do Rio. O martelo só será batido em fevereiro, com base em pesquisas eleitorais.
No entanto, uma pesquisa recente feita pelo PL mostrou potencial de crescimento. Principalmente com o cenário de aumento da violência no Rio de Janeiro.
Braga Netto foi interventor federal na Segurança Pública na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB). O episódio o associou a uma imagem de pulso firme contra a criminalidade junto ao eleitorado.
Por essa razão o PL, que já perdeu Bolsonaro para 2026, teme perder mais um quadro agora para 2024.