Interior

Aumento da temperatura desencadeia onda de incêndios em municípios do Sertão de Alagoas

Ilustração

Ilustração

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) tem enfrentado uma série de desafios nas últimas semanas devido ao aumento de temperatura e a baixa umidade, que estão criando um ambiente propício para a ocorrência de incêndios em vegetação. As equipes de bombeiros tiveram que ser acionadas em diversos municípios do Sertão Alagoano, onde incêndios em áreas de vegetação se tornaram uma ocorrência comum.

Nessa quarta-feira (26) o Corpo de Bombeiros registrou quatro ocorrências de incêndio em vegetação, em diferentes áreas do Sertão, exigindo uma resposta rápida das equipes de resgate.

Em Água Branca e em Delmiro Gouveia, uma equipe de bombeiros militares foi acionada para controlar um incêndio em vegetação. Logo em seguida, na cidade de Senador Rui Palmeira, mais um incêndio de grandes proporções, nas proximidades da entrada da cidade e no limite com Carneiros, os bombeiros foram acionados. O município de Santana do Ipanema também enfrentou um incêndio em vegetação na AL-130, exigindo a atuação de duas viaturas e sete bombeiros. Novamente, em Senador Rui Palmeira, uma segunda ocorrência de incêndio aconteceu, nas proximidades da entrada da cidade, onde a guarnição resolveu a situação.

O CBM/AL informou para o Correio Notícia que “a combinação de altas temperaturas e baixa umidade do ar, como as registradas nas últimas semanas, cria um ambiente altamente favorável para a propagação de incêndios em vegetação”. Mas que “o fator humano desempenha um papel crítico nessa equação. Os incêndios são frequentemente iniciados por agentes de ignição, como fósforos, bitucas de cigarro e queimadas provocadas por moradores locais”.

Além disso, conforme o Comrpo de Bombeiros Militar, o descarte inadequado de lixo, como garrafas de vidro e latas, pode agravar a situação, uma vez que esses materiais, quando aquecidos pelo sol, podem servir como fonte de ignição para incêndios.

Diante dessa situação crítica, as autoridades pedem a colaboração da comunidade local, destacando a importância de evitar práticas que possam agravar o problema. A conscientização sobre o perigo dos incêndios em vegetação e a importância de preservar o meio ambiente se tornam vitais neste momento.

O aumento das temperaturas e a sequência de incêndios em vegetação são um alerta para a importância da preservação ambiental e a necessidade de ações conjuntas para enfrentar essa ameaça crescente nos municípios do Sertão Alagoano.