Futebol

Suárez será convocado por Bielsa pelo Uruguai pela primeira vez pós-Copa do Mundo

Reuters

Reuters

Luis Suárez será convocado pela primeira vez pelo técnico Marcelo Bielsa para a seleção do Uruguai e estará no elenco que enfrentará a Argentina e a Bolívia pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. A informação foi confirmada à ESPN por fontes da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e do Grêmio.

O craque não é chamado pelo Uruguai desde a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Aos 36 anos, o jogador marcou 22 gols em 46 partidas pelo clube gaúcho em 2023.

O centroavante atingiu 550 gols na carreira no último fim de semana ao balançar as redes na vitória do Grêmio por 4 a 3 sobre o América-MG, pela 28ª rodada do Brasileirão.

Em setembro, Bielsa havia deixado claro que as portas da seleção não estavam totalmente fechadas para os veteranos Suárez e Edinson Cavani.

“Tenho muita consideração pelos jogadores considerados ídolos, porque chegar a esse lugar não é para todos e é sempre merecido, ninguém é um ídolo sem merecer e são poucos os que chegam a essa condição”, disse o técnico

Pela seleção uruguaia, Suárez soma 137 jogos e 68 gols.

“Minha obrigação é decidir quem devo convocar. Não quero discutir porque não há jogador convocado. Claro que Suárez e Cavani têm uma hierarquia que os diferencia. Se eu explicar os motivos pelos quais liguei ou não, terei a questão de explicar minhas decisões. Porque cada vez que dou uma lista observo 42 e cito 22. Isso na prática de explicar cada uma das resoluções não é conveniente”, disse Bielsa.

“O que é impossível é que eu decida que o ciclo de um jogador como Luis Suárez acabou. Não posso retirar nenhum jogador do Uruguai. Como vou me permitir dizer a Suárez ou a Cavani que eles não são selecionáveis?”, afirmou.

A equipe celeste está na segunda posição das eliminatórias, com sete pontos, cinco a menos do que a Argentina.