Interior

Prefeitura autua em R$ 500 mil empresa por lançamento de esgoto no mar de Maragogi

Governo de Maragogi

Governo de Maragogi

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Maragogi autuou nesta terça-feira, 07, a Verde Alagoas, empresa responsável pela administração dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário em Maragogi, em R$500 mil por lançamento de esgoto ao mar, nas imediações do Largo do Carvão, Centro daquele município.

Após o registro do crime ambiental, os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, acompanhados do secretário Gabriel Vasconcelos, estiveram no local para averiguar a situação. Lá, os profissionais constataram esgoto sendo jogado nas galerias pluviais.

“Ao chegar ao local, identificamos um by-pass ( desvio do fluxo de água ou esgoto), onde a água suja era jogada nas galerias pluviais. Autuamos a Verde Alagoas para que resolva o problema. Também identificamos que a estação de tratamento de esgoto estava desligada no momento deste dano ambiental”, informou o secretário.

A Secretaria do Meio Ambiente informou que a situação está temporariamente controlada uma vez que o esgoto não escorre mais para o mar. “Estamos trabalhando para tentar resolver definitivamente de dano ambiental em nossa cidade”, finalizou Gabriel Vasconcelos.

Seinfra Maragogi

Seinfra Maragogi

O Alagoas24Horas entrou em contato com a assessoria da empresa Verde Alagoas, que emitiu nota de esclarecimento sobre o caso. Confira na íntegra:

Maragogi: nota de esclarecimento da Verde sobre episódio na Praia do Centro

A concessionária Verde Alagoas esclarece que o episódio registrado na Praia do Centro, em Maragogi, está relacionado com a interligação de redes pluviais na rede de esgoto e ligações irregulares, já constatado em mapeamento realizado pela empresa, nas residências próximas a região. Diante do crescimento desordenado e do uso irregular, ligações clandestinas podem descartar esgotos não tratados nas galerias pluviais, que em dias de fortes chuvas, fazem com que estes resíduos sejam direcionados ao mar.

De acordo com a legislação, os órgãos municipais são responsáveis pela fiscalização dessas irregularidades no sistema de drenagem junto aos imóveis, bem como a aplicação de eventuais sanções. A Verde Alagoas reforça que o sistema de esgotamento sanitário da região encontra-se em plena operação. A empresa também atua diariamente para que a infraestrutura de saneamento, nos municípios atendidos, esteja em conformidade com os padrões de qualidade e sustentabilidade.