Justiça

Vídeo: Advogado denuncia agressão de empresário antes de audiência no TRT/AL

O advogado Geraldo Carvalho usou suas redes sociais para denunciar que foi alvo de ameaças e agressões físicas cometidas por um empresário. O fato aconteceu nessa quinta-feira (09), na sala de espera de uma audiência da Sétima Vara do Trabalho de Maceió, no prédio do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT 19ª Região), no Centro de Maceió, e foi filmado por câmeras de monitoramento.

Reprodução

Agressão a advogado foi filmada por câmeras de segurança do TRT-AL

Segundo o advogado, que confirmou já ter prestado queixa junto à Polícia Civil e ter realizado exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), “nada de concreto foi feito no para que se realizasse a prisão em flagrante por coação processual, ameaça, lesão corporal e dano, apesar das testemunhas presentes, imagens registradas e da existência de força policial no prédio da Justiça do Trabalho, a quem é direcionado o dever legal de prender o autor de delito no momento da ocorrência do crime.”.

Ao Alagoas24Horas a assessoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) informou que a comissão de prerrogativas esteve acompanhando o advogado até a Central de Flagrantes, onde ele fez o BO e, agora atuará, cobrando celeridade pra resolução do caso.

“Ao longo dos mais de 9 anos de profissão, posso dizer que este foi o momento mais triste que já vivi naquela Justiça do Trabalho. Faltam-me palavras para descrever o que foi sofrer tal violência no meu ambiente de trabalho. Preocupa-me o que alguém capaz de agredir um advogado dentro de um órgão de amparo ao trabalhador pode fazer fora dele.”, concluiu o advogado na publicação feita.

O empresário que cometeu a agressão possui uma empresa que terceiriza o serviço de motoboys para entregas e responde a uma ação trabalhista de reconhecimento de vínculo movida por uma tomadora dos serviços oferecidos por ela.

AATAL

A Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL), da qual Geraldo Carvalho já foi presidente, publicou uma nota de apoio ao advogado, na qual informa que acompanhou os procedimentos pós-agressão e prestou solidariedade e apoio à vítima. Confira na íntegra:

Nota de Apoio e Solidariedade

É com profunda consternação que tomamos conhecimento do lamentável episódio ocorrido ontem (09/11) envolvendo o Advogado, Associado e Ex-presidente desta Associação, Geraldo Carvalho de Oliveira Neto, que foi vítima de agressão física e psicológicas dentro das dependências da Justiça do Trabalho enquanto exercia suas atividades por um Representante da Empresa em que o Dr. Geraldo era patrono do Reclamante.

A AATAL foi acionada e imediatamente se fez presente por meio do seu Presidente, Bruno Souza, e dos Diretores, Carlos Hidalgo e Victor Cavalcante, acompanhando todo o ocorrido, inclusive junto a Central de Flagrante para lavratura do boletim de ocorrência e perante o IML para realização do exame de corpo de delito.

Nossa Associação não pode ficar indiferente diante de um ato tão covarde e inaceitável, e tomará todas as medidas necessárias para que Justiça seja feita no caso e os responsáveis sejam punidos com o rigor da Lei.

A advocacia é uma peça fundamental na construção de uma sociedade justa e democrática, e agressões como essas são uma afronta não apenas ao profissional, mas a todos nós que acreditamos na importância do sistema judiciário, por questões ligadas ao processo, caracterizando um claro assédio processual.

Expressamos nossa solidariedade e apoio incondicional ao Dr. Geraldo Carvalho de Oliveira Neto e repudiamos veementemente qualquer forma de violência.

É fundamental que a justiça seja feita e que medidas adequadas sejam tomadas para garantir a segurança e integridade dos profissionais que dedicam suas vidas a lutar pelos direitos e pela justiça.