O delegado Sidney Tenório, coordenador da Seção de Crimes Cibernéticos, faz um alerta sobre como proceder para efetuar compras seguras nesta Black Friday.
“É bom o consumidor ficar atento porque os criminosos aproveitam esse momento de euforia em busca de promoções. É aí que eles lançam sites que hackeiam os sites verdadeiros, e criam páginas fake onde o consumidor acredita que o produto está com preço baixo, acaba gerando boleto, e efetuando pagamento, porém, não recebem os produtos por se tratar de um golpe”, alertou.
O delegado ressalta ainda a possibilidade de fraudes por parte de sites verdadeiros, que antes do período da promoção podem elevar o preço real dos produtos, para conferir descontos que, na prática, não representam vantagem para o consumidor, que acaba comprando os itens de seu interesse pelo valor que já era vendido anteriormente.
Caso caia em um golpe, a vítima deverá procurar a Polícia Civil para fazer um Boletim de Ocorrência (BO).
Uma dica é sempre conferir se o boleto está em nome de pessoa física ou jurídica. Em caso de dúvidas, não faça pagamento, evitando, assim, prejuízo.