Segundo morador que filmou a ação, a mulher idosa tem dificuldade de locomoção e nunca atravessa sozinha o trecho que é bastante movimentado no bairro Aracapé.
Em uma via movimentada do bairro Aracapé, na periferia de Fortaleza, uma cena costuma se repetir durante a noite. É o auxílio que um motorista de ônibus presta a uma moradora idosa da avenida Maria Gomes de Sá. Para ajudar a passageira a atravessar, ele desce do veículo e leva a mulher até a calçada da casa.
A boa ação se repete por volta das 20 horas, quando ela desembarca da linha Aracapé/Parangaba I. Quem registrou a atitude do motorista em vídeo foi o caminhoneiro Rennan Andrade, de 36 anos. Ele mora em um condomínio que fica em frente à parada de ônibus e conta que o mesmo motorista sempre auxilia a passageira.
Rennan já foi motorista de ônibus no transporte público de Fortaleza durante cinco anos. Ele conta que sempre observa estas cenas pela janela porque elas acontecem no horário em que ele aguarda a esposa chegar de ônibus.
“É uma coisa maravilhosa, o bem é contagiante, né? A gente sabe a dificuldade que os idosos, as gestantes têm no transporte. E quem tem mãe, assim como eu, que é uma senhora, gostaria que os motoristas tratassem os nossos idosos com mais respeito, igual esse cidadão faz com essa senhora”, comenta o morador.
Segundo Rennan, a mulher idosa tem dificuldades de locomoção e mora no lado oposto à parada do ônibus. Quando ela desembarca de algum ônibus sem receber o mesmo auxílio, ela fica na calçada aguardando que alguém se disponha a atravessar com ela. Por vezes, o próprio Rennan desce do apartamento para ajudá-la.
Já tendo atuado na mesma função, ele recorda o quanto os motoristas de ônibus vivenciam uma rotina estressante e de muitas responsabilidades. Por isso, ele se emociona com a atitude do motorista, que ainda não conseguiu identificar.
Ele explica que a avenida Maria Gomes de Sá é bastante movimentada, ligando o Aracapé ao Conjunto Esperança. O trecho onde a idosa desembarca fica entre a rua Laureano Leal e a Travessa Maria Gomes de Sá. Por ter visto alguns acidentes no local, Rennan opina que o lugar precisa de sinalização ou intervenção que proporcione uma travessia mais segura para os pedestres.
“Você pode ver que, antes da parada (de ônibus), tem um cruzamento. E não tem pintura no chão depois que foi feita uma obra de saneamento, não tem sinal. Já há muito tempo, ali merecia uma faixa de pedestres. O pessoal do meu lado atravessa para as escolas que têm no Aracapé, é bastante perigoso”.
Rennan explica que o filho, a esposa e a tia também são pessoas que sempre cruzam essa avenida a pé no caminho da escola do filho. Por isso, vê uma travessia mais segura como benefício para toda a comunidade.
Em nota, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informa que uma vistoria técnica está agendada para local. O órgão explica que, caso seja constatada a necessidade, a sinalização horizontal será renovada e reforçada com dispositivos que aumentem a segurança dos pedestres.