A previsão do tempo para este feriado da Proclamação da República, 15 de Novembro, em Alagoas é de sol na maior parte do estado e com a maioria das praias próprias para banho. É o que diz os dados divulgados pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) que confirmou que apenas cinco trechos do nosso Litoral devem ser evitados.
Previsão do tempo
A previsão do tempo é de períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens na Zona da Mata, Baixo São Francisco, Litoral e Maceió, com temperaturas que variam entre 23º C e 32º C.
Já no Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste a previsão é de predomínio de sol manhã e tarde. As temperaturas ficam entre 20º C e 37º C.
Balneabilidade
O boletim de balneabilidade das praias alagoanas, divulgado nessa segunda-feira (13) traz os dados das análises da água coletada pelos técnicos do IMA/AL, em 66 trechos, entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi. Segundo o divulgado, um ponto está inadequado para banho no litoral sul; outros dois pontos no litoral norte; e mais dois em Maceió.
No litoral sul um ponto no rio São Francisco, em Piaçabuçu (Rua Artur de Farias Lôbo /Frente ao Terminal Turístico de Artesanato) e outro localizado a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, estão impróprios para banho.
No litoral norte, dois pontos na praia de Maragogi – um em frente à Foz do Rio Maragogi e último em frente à Foz do Rio Persinunga – não são recomendados aos banhistas.
Em Maceió, as áreas a serem evitadas estão localizadas na praia de Ponta Verde, nas interseções da Av. Silvio Carlos Viana com a rua Profª Higia Vasconcelos e na praia de Pajuçara, na interseção da Av. Dr. Antônio Gouveia com à rua Júlio Plech Filho.
Entenda:
A Resolução CONAMA Nº 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece os seguintes Critérios de Balneabilidade:
- As praias são consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.
- As praias são consideradas IMPRÓPRIAS, quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.
Alerta
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu alerta a respeito de condições favoráveis à ocorrência de umidade relativa do ar em nível de alerta, abaixo de 20% nas regiões ambientais do Sertão e Sertão do São Francisco, desde hoje até sexta-feira (17).
A condição favorece a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados sobre as regiões, o que aumenta o risco de incêndios em pastagens e florestas na região, elevação da evaporação, com consequente diminuição de reservas hídrica, além de riscos à saúde humana, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.