A previsão do tempo para este feriado da Proclamação da República, 15 de Novembro, em Alagoas é de sol na maior parte do estado e com a maioria das praias próprias para banho. É o que diz os dados divulgados pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) que confirmou que apenas cinco trechos do nosso Litoral devem ser evitados.
Previsão do tempo
A previsão do tempo é de períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens na Zona da Mata, Baixo São Francisco, Litoral e Maceió, com temperaturas que variam entre 23º C e 32º C.
Já no Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste a previsão é de predomínio de sol manhã e tarde. As temperaturas ficam entre 20º C e 37º C.
Balneabilidade
O boletim de balneabilidade das praias alagoanas, divulgado nessa segunda-feira (13) traz os dados das análises da água coletada pelos técnicos do IMA/AL, em 66 trechos, entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi. Segundo o divulgado, um ponto está inadequado para banho no litoral sul; outros dois pontos no litoral norte; e mais dois em Maceió.
No litoral sul um ponto no rio São Francisco, em Piaçabuçu (Rua Artur de Farias Lôbo /Frente ao Terminal Turístico de Artesanato) e outro localizado a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, estão impróprios para banho.
No litoral norte, dois pontos na praia de Maragogi – um em frente à Foz do Rio Maragogi e último em frente à Foz do Rio Persinunga – não são recomendados aos banhistas.
Em Maceió, as áreas a serem evitadas estão localizadas na praia de Ponta Verde, nas interseções da Av. Silvio Carlos Viana com a rua Profª Higia Vasconcelos e na praia de Pajuçara, na interseção da Av. Dr. Antônio Gouveia com à rua Júlio Plech Filho.
Entenda:
A Resolução CONAMA Nº 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece os seguintes Critérios de Balneabilidade:
Alerta
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu alerta a respeito de condições favoráveis à ocorrência de umidade relativa do ar em nível de alerta, abaixo de 20% nas regiões ambientais do Sertão e Sertão do São Francisco, desde hoje até sexta-feira (17).
A condição favorece a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados sobre as regiões, o que aumenta o risco de incêndios em pastagens e florestas na região, elevação da evaporação, com consequente diminuição de reservas hídrica, além de riscos à saúde humana, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.