Para aqueles que acreditam, o resultado positivo enfim chegou. Ainda que os torcedores não tenham visto o Vitória em campo, o Rubro Negro soteropolitano se sagrou campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023 na noite desta terça-feira (14).
Com duas rodadas de antecedência e 69 pontos na tabela, o Leão da Barra aguardou o confronto entre Guarani e Criciúma para enfim ganhar o posto de campeão. Isto porque em caso de vitória do Carvoeiro, o Vitória ainda poderia ser alcançado, mas o empate por 1 a 1 em Campinas anulou qualquer chance do time ser ultrapassado.
Sob o comando de Léo Condé, foram 21 vitórias, com apenas seis empates e nove derrotas durante as primeiras 36 rodadas da Série B, tendo em vista que o campeonato de modo literal ainda não terminou, com duas rodadas ainda pendentes.
No entanto, após campanha com 63% de aproveitamento e a liderança parcial durante dois terços das rodadas disputadas, o título não poderia sobrar para outro concorrente, sendo que oito pontos separam o time de Salvador de Criciúma e Atlético-GO, ambos com 61.
VITÓRIA CONQUISTA 1º TÍTULO NACIONAL
O ápice de abrangência das conquistas do Leão da Barrada foi a Copa do Nordeste, vencida quatro vezes entre 1997 e 2010, colocando o time Rubro Negro como o maior vencedor, ao lado do rival Bahia.
No quesito estadual, o clube soteropolitano segue com 29 conquistas e um jejum de seis anos sem título, carregando o posto de segundo maior vencedor, atrás apenas do rival tricolor que tem 50.
Depois de seis anos sem levantar um troféu, e 124 anos de história sem uma conquista nacional, o Esporte Clube Vitória enfim se sagrou campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, se tornando o primeiro time do estado a se tornar campeão da divisão, e o segundo a conquistar um torneio de âmbito nacional.