O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu nesta quinta-feira (16), de forma preventiva, Coritiba e Cruzeiro pela confusão entre as duas torcidas no jogo do último sábado (11), pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Capanema.
Agora, as duas equipes jogarão sem torcida pelos próximos 30 dias. Como o Brasileirão acabará em 7 de dezembro, isso significa que ambos terminarão suas respectivas campanhas na Série A sem apoio da torcida em jogos dentro e fora de casa.
Coritiba e Cruzeiro estão na disputa contra o rebaixamento, o que só piora a situação. O time paranaense faz mais dois jogos em Curitiba e outros dois como visitante, enquanto a Raposa, por ter partidas atrasadas, entrará em campo mais seis vezes.
A punição já era esperada pela violência dos atos. As principais torcidas organizadas de Coritiba e Cruzeiro entraram em conflito no gramado da Vila Capanema, na reta final da partida que acabou com vitória coxa-branca por 1 a 0, em imagens que rodaram o mundo.
Por conta disso, a Procuradoria-Geral do do STJD pediu a punição preventiva aos clubes, o que foi acatado pelo presidente José Perdiz.
Além disso, as torcidas Império Alviverde e Mancha Alviverde, do Coritiba, Máfia Azul e Pavilhão Independente, do Cruzeiro, foram afastadas de jogos dos clubes. Outra decisão foi a interdição imediata da Vila Capanema.
Próximos jogos do Coritiba:
Fluminense (F): 25/11, 21h (de Brasília) – Brasileirão
Botafogo (C): 29/11, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
Red Bull Bragantino (F): 02/12, a definir – Brasileirão
Próximos jogos do Cruzeiro:
Fortaleza (F): 18/11, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
Vasco (C): 22/11, 19h (de Brasília) – Brasileirão
Goiás (F): 27/11, 20h (de Brasília) – Brasileirão