Futebol

Santos fora da Copa do Brasil? Entenda contas e ‘última chance’ para buscar vaga quase perdida

Santos Futebol Clube

Santos Futebol Clube

Ao contrário do publicado pelo ESPN.com.br mais cedo, o Santos ainda tem uma chance de disputar a próxima edição da Copa do Brasil, em 2024.

Fora dos critérios de classificação via Campeonato Paulista e também sem chance de acabar no G-6 do Campeonato Brasileiro, o Peixe se apega às contas para ficar com a última vaga que resta no torneio.

De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, a CBF distribui 12 vagas para os classificados à CONMEBOL Libertadores e mais os campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde e da Série B. Os espaços que sobrarem serão ocupados pelos melhores classificados da Série A.

Assim, como as vagas via Brasileirão contemplam os seis primeiros colocados e mais Fluminense (campeão da Libertadores) e São Paulo (vencedor da Copa do Brasil), resta uma vaga em disputa na Série A, que será do melhor classificado excetuando as equipes do G-6, Flu e Tricolor.

O lugar hoje pertence ao Athletico-PR, 7º colocado do Brasileiro com 51 pontos e, portanto, nove acima do Santos, o 14º. Como restam quatro rodadas, o Peixe ainda pode superar o clube rubro-negro em pontos e, assim, se classificar à Copa do Brasil.

A disputa, porém, não se restringe somente a essas duas equipes. Cuiabá (9º colocado com 47 pontos), Corinthians (11º colocado, com 44), Fortaleza (12º colocado, com 43) e Internacional (mesma pontuação, mas em 13º) também brigam por essa classificação mais alta.

Os paulistas garantidos

Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo confirmaram presença na próxima Copa do Brasil via Estadual. A eles se junta a Portuguesa Santista, campeã da Copa Paulista e que optou por disputar o mata-mata em vez da vaga na Série D do Brasileiro.

Corinthians e Botafogo-SP provavelmente se beneficiarão pelas classificações de Verdão e Braga à Libertadores e também irão ao torneio, assim como o São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil.