Um motorista que passava pelo local filmou o momento do acidente. Nas imagens é possível ver que o ônibus atravessa a linha férrea lentamente e, em seguida, o trem atinge o veículo.
É possível ouvir o trem emitir sinal sonoro de alerta antes da batida.
O ônibus é da Viação Marechal e ia da W3 Sul para o P Sul, em Ceilândia. Em nota, a Marechal lamentou “profundamente o acidente” e disse “que colabora integralmente com as investigações em andamento”.
Depoimento do motorista
Em depoimento à Polícia Civil, o motorista do ônibus disse que estava em um engarrafamento quando o trânsito parou “de repente em cima da linha” e que ele foi surpreendido pelo trem de carga. Ainda de acordo com o relato, ele não teve como sair do local.
Após o acidente, o motorista do ônibus foi levado para o Hospital de Base em estado de choque. Até a manhã deste sábado (18), ele continuava internado. Ele não apresentava ferimentos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Ele disse ainda que ficou “preso” entre dois carros e, por isso, não conseguiu sair de cima da linha do trem. No entanto, conforme as imagens gravadas por uma testemunha, havia espaço na via para que o ônibus continuasse adiante (veja foto acima). O caso ainda é investigado pela Polícia Civil.
O que diz a empresa Marechal
“Lamentamos profundamente o acidente ocorrido nesta sexta-feira (17) envolvendo um ônibus da nossa empresa e um trem. Nossos assistentes sociais e psicólogos estão comprometidos em acompanhar de perto o caso, assegurando toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares.
Informamos que colaboraremos integralmente com as investigações em andamento e aguardaremos o resultado da perícia para esclarecer os detalhes desse trágico incidente. Estamos dedicados a prestar total transparência e apoio neste momento difícil”.