O encontro é organizado pela Renovação Carismática Católica e pelo Conselho Arquidiocesano de Leigos e contará com louvores, palestras, momentos oracionais, adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm.
Nesta celebração, que a Igreja encerra o Ano Litúrgico, o Arcebispo encerrará também o Ano Vocacional, fará a entrega dos exemplares do 3º Edição Típica do Missal Romano aos padres e a apresentação divisão eclesial que é chamada de Foranias.
Sobre as Foranias
É um grupo determinado de paróquias dentro de um Vicariato. Cada forania é confiada a um vigário forâneo (título dado pelo bispo a um grupo de padres dentro de um Vicariato). Essa união de diversas paróquias mais próximas territorialmente favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum. Os padres forâneos são eleitos pelos representantes das paróquias (párocos e vigários) por 2 anos, que por sua vez, representam aquele território, ou seja, a forania junto ao conselho presbiteral.
3º Edição Típica do Missal Romano
Após 19 anos de trabalho, a CNBB, por meio da Comissão Episcopal para a Liturgia e da Comissão para a Tradução dos Textos Litúrgicos, apresenta a nova edição do Missal Romano para o Brasil, aprovada pela Santa Sé. Nele, parte fundamental da conservação da Tradição, o povo de Deus encontrará as instruções e as orações necessárias para a celebração do Mistério que atualiza e conserva a nossa fé.
Entre as novidades, estão: formulários completos para as Missas feriais do Tempo do Advento e do Tempo da Páscoa; a Missa da Vigília da Epifania do Senhor; 12 novos prefácios no Ordinário da Missa; revisão da tradução das Orações Eucarísticas; atualização no Ato Penitencial; e a inclusão dos Santos brasileiros no “Próprio dos Santos”.