A 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco chega a Traipu na próxima quinta-feira (23), às 7h30, na Orla da cidade. A expedição, que vai passar por diversas cidades de Alagoas e Sergipe, iniciou nesta terça-feira (21) e se encerra no dia 27 de novembro.
Este ano, a Expedição Científica do Baixo São Francisco reúne 90 pesquisadores de todo o Brasil que farão uma jornada de 10 dias. Quatro embarcações e seis lanchas de apoio vão percorrer os 240 km, desde Piranhas até a Foz do Rio São Francisco.
Durante o trajeto, os pesquisadores realizarão coleta de amostras em 35 áreas, promoverão ações de educação ambiental em escolas públicas e oferecerão serviços de saúde, incluindo exames e consultas médicas. A ação inclui também reflorestamento, distribuição de cartilhas educativas, abrangendo temas desde meio ambiente até Arqueologia Subaquática, além de visitas aos barcos da expedição e atividades em escolas públicas indicadas pela Secretaria de Educação local.
A Marinha do Brasil proporcionará ações de exposição de equipamentos e embarcações utilizadas na inspeção naval, oficinas de nós e voltas e palestras para os pescadores, canoeiros e outros atores sociais. Além do projeto Canoa Legal, que tem por objetivo a regularização de embarcações que operam no Rio São Francisco, proporcionando o aumento da segurança e navegação.
Além de Traipu, os municípios alagoanos de Piranhas, Pão de Açúcar, Penedo, São Brás, Igreja Nova e Piaçabuçu, juntamente com a cidade sergipana de Propriá, serão contemplados este ano com a expedição.
Em Traipu, a Expedição acontecerá no Ginásio de Esportes O Ribeirão, mas ações de diversas áreas ocorrerão nas sedes de algumas secretarias municipais.