Maceió

Vigilância Sanitária libera lanchonete, após adequação às normas sanitárias

Lanchonete situada no Graciliano Ramos retornou ao seu funcionamento após cumprir com a legislação sanitária. Foto: Cortesia

Após interditar uma lanchonete no Graciliano Ramos, no dia 16 de novembro, por diversas irregularidades sanitárias, a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) retornou nesta semana ao estabelecimento e o desinterditou ao observar que as adequações no local haviam sido devidamente cumpridas.

Na ocasião da interdição, as equipes da Visa Maceió encontraram um ambiente insalubre, com a presença de ratos e baratas e alimentos com o prazo de validade expirado, apresentando precárias condições de higiene na oferta de alimentos à população.

O chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, destacou que as características apresentadas no local não eram favoráveis para o seu funcionamento. Porém, após realizarem as adequações sanitárias, a Visa autorizou a reabertura do estabelecimento.

“Quando chegamos no estabelecimento no dia da interdição, as condições de higiene eram péssimas, com presença de roedores, baratas, fezes de cães e presença de pássaros. O estabelecimento estava em total desacordo com a legislação sanitária em vários aspectos. Porém, após alguns dias da autuação, o estabelecimento demonstrou condições sanitárias adequadas para garantir segurança alimentar aos seus clientes e, consequentemente, fizemos a desinterdição do local”, explicou.

“Reforçamos à população que o nosso papel não é punir os empreendimentos, mas sim atuar de maneira educativa, levando orientações e informações aos comerciantes, para que possam fornecer aos seus clientes um ambiente seguro com produtos de qualidade, pois apenas dessa forma os consumidores terão a saúde assegurada”, completou.

População pode denunciar irregularidades

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.