A distribuidora de energia estima que a unidade deixou de registrar mais de 22.000kWh, energia suficiente para atender 440 residências durante um mês.
Nessa quarta-feira (29), durante uma operação de combate ao furto de energia, a Equatorial Alagoas notificou, pela quinta vez, um empreendimento de lazer que fica localizado no município de Taquarana. Durante a ação, foi identificado que a unidade estava desviando 68% da carga de energia utilizada no local.
A distribuidora estima que a unidade deixou de registrar mais de 22.000kWh, energia suficiente para atender 440 residências durante um mês. Vale ressaltar, que além de provocar oscilações de energia e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, o furto de energia também pode ocasionar acidentes fatais por choque elétrico, incêndios por curto-circuito e danos aos equipamentos e eletrodomésticos.
Segundo as equipes de inspeção, no local foi verificado que os lacres da caixa de medição estavam violados e que o medidor e os componentes internos haviam sofrido intervenções, sem consentimento e autorização da concessionária de energia, deixando de registrar o consumo corretamente.
O local já havia sido inspecionado e autuado por furto de energia em fevereiro e agosto de 2022, e nos meses de fevereiro e novembro de 2023. Nesta quarta-feira, cinco dias depois da última operação, as equipes técnicas realizaram uma nova vistoria, onde foi constatado que a unidade consumidora estava praticando a fraude novamente.
Denúncia
Esse é um crime em que todos os clientes pagam as contas, porque as perdas geradas pelo furto e fraude de energia refletem diretamente no aumento da tarifa imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como forma de compensar o montante desviado pelos infratores.
Para colaborar com a inibição do furto de energia, a Equatorial orienta como os alagoanos podem registrar a sua denúncia, a qual a identidade de quem realiza a queixa é mantida em total anonimato.
Ao acessar o site oficial www.equatorialenergia.com.br, o consumidor terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. As denúncias de suspeitas de irregularidades também podem ser feitas pela Central de Atendimento da Equatorial pelo 0800 082 0196.