Após interrupção, Casal retoma abastecimento após ameaça de colapso de mina que cede quase 3cm/h

ETA Cardoso foi paralisada preventivamente

A população da parte baixa da capital deve enfrentar mais um problema, o desabastecimento de água, em decorrência da ameaça de colapso da mina 18 da Braskem, localizada no bairro do Mutange.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) anunciou na noite desta quinta, 30, a interrupção do Sistema de Abastecimento de Água Cardoso, localizado no bairro de Bebedouro. Segundo a Casal, “a decisão foi tomada devido à expansão do mapa de risco e à iminência de um possível colapso na região próxima à Estação de Tratamento de Água. A medida permanecerá em vigor até o início da manhã desta sexta-feira (1), quando serão disponibilizadas novas previsões a respeito da situação”.

Devem ser afetados os bairros de Bebedouro, Chã de Bebedouro, Mutange, Santa Amélia, Bom Parto, Ponta Grossa, Levada, Vergel do Lago, Centro, Pontal da Barra e Prado.

Atualização

A Defesa Civil de Maceió informa que o deslocamento vertical acumulado da mina 18 é de 1,42m e a velocidade vertical é de 2,6cm por hora. O órgão permanece em ALERTA MÁXIMO devido ao risco iminente de colapso da mina nº 18, que está na região do antigo campo do CSA, no Mutange.

Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo.

A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas. O órgão reitera a recomendação de evitar a área desocupada DO ANTIGO CAMPO DO CSA por questões de segurança.

Por meio de nota, a CASAL informou que retomará o fornecimento de água na região. Confira:

“A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal retomou o funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água Cardoso, localizado no bairro de Bebedouro, às 10h desta sexta-feira (1). A medida preventiva de interrupção, realizada na noite de quinta-feira (30), ocorreu devido à possibilidade de colapso no bairro do Mutange, em Maceió.

A Casal esclarece que, após uma análise técnica, estará monitorando os efeitos dos abalos sísmicos em suas instalações, bem como tomando suas medidas operacionais, sempre em alinhamento com a Defesa Civil Municipal e Estadual.

A Casal e o Governo de Alagoas seguem trabalhando e permanecem prontos para responder a qualquer evento emergencial que possa comprometer o abastecimento de água em Maceió.”

Veja também:

Com novo mapa de risco, Justiça inclui novos imóveis em Programa de Compensação

Prefeitura de Maceió decreta situação de emergência pelo risco de colapso no Mutange

Governador anuncia vinda de Defesa Civil Nacional e Serviço Geológico do Brasil para acompanhar situação do Mutange

Após relato de novos tremores, Defesa Civil orienta para não transitar próximo à lagoa

Veja Mais

Deixe um comentário