O Campeonato Brasileiro chega à 38ª rodada na próxima quarta-feira (6) com muita coisa pendente – e não apenas o título ou qual será o último time rebaixado à Série B de 2024.
Na parte de cima, embora o Palmeiras só perca o troféu em caso de uma catástrofe esportiva, a decisão do campeão ainda tem Atlético-MG e Flamengo, que, apesar da desvantagem no saldo de gols, possuem uma mínima chance.
A disputa está mais aberta no rebaixamento, com Santos, Vasco e Bahia brigando para ver quem vai permanecer na Série A e qual será o único deles a jogar a segunda divisão em 2024.
Outras coisas que estão em jogo são as classificações para os torneios continentais na próxima temporada. A CONMEBOL Libertadores ainda tem três vagas indefinidas na fase de grupos, enquanto a CONMEBOL Sul-Americana possui um lugar a ser ocupado.
Veja abaixo tudo que será definido na última rodada do Brasileirão:
Título… aberto?
O Palmeiras é o líder com 69 pontos, seguido de Atlético-MG e Flamengo, ambos com 66. Grêmio, com 65, e Botafogo, com 64, saíram da briga neste domingo.
A equipe de Abel Ferreira tem 99,9% de chance de ser campeão, segundo dados estatísticos do portal Opta. Isso acontece graças à imensa vantagem no saldo de gols: 31 contra 23 do Galo e 15 do Mengão.
Assim, o Verdão pode até perder no Mineirão para o Cruzeiro que só não será campeão se um dos clubes tirar a imensa diferença no saldo de gols contra Bahia e São Paulo, o que não soa nada real, sobretudo para uma última rodada.
Libertadores
Já estão definidos os seis classificados para a Libertadores via Brasileirão: Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Grêmio, Botafogo e Red Bull Bragantino, que se juntam a São Paulo (campeão da Copa do Brasil) e Fluminense (vencedor do próprio torneio continental).
Mas, dos times da Série A, apenas o Palmeiras tem presença assegurada na fase de grupos. Os demais disputam três vagas diretas, enquanto os dois que ficarem com as posições 5 e 6 na tabela terão que jogar a fase prévia.
Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Botafogo disputam três lugares na fase de grupos. Galo, Rubro-Negro e Tricolor dependem apenas de seus resultados, enquanto o Fogão precisa vencer e torcer por um tropeço de qualquer um deles. O Braga, por sua vez, jogará mesmo a etapa prévia da Libertadores.
Sul-Americana
Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cruzeiro e Corinthians garantiram cinco das primeiras seis vagas para o outro torneio da CONMEBOL. Assim, resta apenas um lugar aberto, que é disputado por duas equipes: Cruzeiro e Santos.
A Raposa tem vantagem, pois está em 14º lugar, com 46 pontos, seguido do Santos, 15º com 43. A equipe mineira fecha a campanha contra o Palmeiras, no Mineirão, enquanto o Peixe recebe o Fortaleza, na Vila Belmiro.
Ao Cruzeiro, basta um empate para assegurar a vaga no torneio continental. O Santos, por sua vez, tem que vencer e torcer por uma derrota dos mineiros.
Rebaixamento
América-MG, Coritiba e Goiás já caíram para a Série B e agora esperam pelo quarto e último integrante, que será definido na rodada de quarta-feira. Santos, com 43 pontos, Vasco, com 42, e Bahia, com 41, são os únicos na disputa.
A situação mais complicada é a do Tricolor, que vem de duas derrotas, para São Paulo e América-MG, e vai pressionado para enfrentar o Atlético-MG, na Fonte Nova, em Salvador.
Os demais também jogam em casa: o Santos recebe o Fortaleza, enquanto o Vasco encara o Red Bull Bragantino. Por estarem fora da zona de rebaixamento, os dois podem se garantir em caso de simples vitória.
O Bahia, por sua vez, depende de uma vitória somada a um tropeço de Santos ou Vasco, mas também pode escapar com um empate, desde que os cariocas percam para o Bragantino em São Januário.