Eventos aconteceram durante essa sexta-feira (1º) no Maceió Shopping
A Associação dos Faixas Preta (AFPA) realizou dois eventos no Shopping Maceió, em Mangabeiras, durante todo o dia de sexta-feira (1º). O sensei Weydner Wellisson, Presidente da Associação dos Faixas Pretas, explicou que houve a troca de faixa dos alunos que praticam o esporte e a entrega do Prêmio Melhores do Ano, que premiou os atletas das categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18 e Sub-21.
“Foi um dia muito importante, onde recebemos pessoas ilustres durante os dois eventos, entre eles o professor Edmundo Moura, um dos precursores do Judô Alagoano. Também tivemos a presença do presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), Irã Cândido, e a presença do Vereador Eduardo Canuto, nosso parceiro do Esporte, que recebeu o Troféu de Honra ao Mérito”, contou Weydner.
Todos os professores e atletas da Associação estavam presentes. Além deles, cerca de 350 crianças das escolas participantes, são elas, Pequenos Brilhantes, CEI, Sacramento, Cristo Rei, Espaço Saber, Criar e Recrear e Jean Piaget que utilizam a metodologia da Associação dos Faixas Pretas de Alagoas – AFPA, que contam com os professores AFPA dentro das instituições, durante todo o dia realizaram as suas apresentações como parte do encerramento do ano letivo das escolas.
“Cerca de 350 crianças dessas escolas privadas, que aderiram a metodologia AFPA, passaram pelo shopping, pelo tatame, pelo dojô, fazendo sua apresentação final. Esse evento é importante para as crianças, que levam a metodologia do Judô para suas vidas”, reforça o Sensei.
Weydner destaca ainda os atletas Carlos Sandes, da categoria sub -13 e Luísa Gabrielle que foram atletas que alcançaram a terceira colocação na seletiva nacional de Judô, junto a Confederação Brasileira de Judô – CBJ, além desses atletas é importante enfatizar a Campanha do Sensei Diego Silva – Destaque Nacional e Melhor do Ranking Veteranos, Categoria M2 Meio Leve – 66 Kg, atualmente sendo o melhor Atleta do ranking nacional.
“A AFPA fecha o ano de muitas conquistas em todos os aspectos, desde as ampliações dos seus Polos de atividades, em Teotônio Vilela, Porto de Pedras e Maceió, e agora mais um polo dentro do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado.
Para Irã Cândido, o objetivo maior da realização desses eventos, é a formação da cidadania.
“O Judô foi criado para isso, como método de educação. A gente vê hoje a combinação de um projeto, onde não sabe se todos serão atletas, se serão medalhistas olímpicos, mas sabemos que daqui sairão excelentes profissionais, que levarão o valor do esporte, da educação para a sua vida”, opinou o presidente da FAEC.
“Chegamos em dezembro e estamos vendo um trabalho muito bem feito, realizado pela Associação das Faixas Pretas, por algumas escolas, justamente voltado para a cidadania. E as crianças em Alagoas estão aderindo cada vez mais aos eventos e podemos observar como é importante e como o judô se adapta muito bem ao ambiente educacional, tanto na escola como na faculdade”, continuou.
Prêmio de Melhores do Ano de 2023
Categoria Sub 11
Atletas destaques:
Masculino
1 – Davi Sandes
2 – Weydner Terceiro
Categoria Sub 13
Atleta Destaque:
Masculino
1 – Carlos Sandes
Feminino
1 – Nycole Targino
Categoria Sub 15
Masculino
1 – Richard Augusto
Feminino
1 – Luiza Gabrielle
Categoria Sub 18
Masculino
1 – Matheus Rios
Feminino
1 – Letícia Nunes
Categoria Sub 21
Masculino
1 – Nathã Pires
Feminino
1 – Nathália Pires
Categoria Veteranos
Sensei Diego Silva – Destaque Nacional e Melhor do Ranking Veteranos, Categoria M2 Meio Leve – 66 Kg.