Sertão

Concessionária de saneamento básico é autuada pela FPI em Santana do Ipanema

Equipe de Recursos Hídricos identificou extravasamento de esgoto na área do rio da cidade

Ascom FPI

Ascom FPI

Na tarde desta terça-feira (05) a Equipe de Recursos Hídricos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco autuou a concessionária de saneamento básico em Santana do Ipanema. O motivo da autuação foi o extravasamento recente e visível no entorno da estação próxima do Rio Ipanema.

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), foi reportado um extravasamento irregular de efluentes na rua próxima à estação. A empresa confirmou o acontecimento devido a uma parte elétrica que parou de funcionar e este fato levou à investigação por parte da equipe e, posteriormente, à autuação com uma infração pelo ocorrido e uma intimação para que seja feita a limpeza na área.

O coordenador da Equipe afirmou se tratar de esgoto bruto. Para que ele fosse lançado em um manancial precisaria ser tratado e ter as características que são determinadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, caso não esteja, configura-se um potencial poluidor.

“Tudo que vem do vaso sanitário, das pias, óleo e qualquer outro agente químico e biológico pode causar prejuízo ao meio ambiente e quando pensamos em meio ambiente associamos a uma saúde única”, acrescentou o coordenador destacando que a maior preocupação hoje com relação aos corpos hídricos é com a contaminação de agentes patogênicos que podem causar prejuízo ao meio ambiente sobretudo à saúde humana.

A Equipe de Recursos Hídricos da FPI tem trabalhado com foco na redução de contaminantes como a bactéria Escherichia coli. Em 2014 foi constatado uma taxa altíssima de amostras com essa bactéria em águas voltadas para o consumo humano e hoje a realidade é outra com uma redução considerável, porém situações como a encontrada em Santana do Ipanema dificultam o trabalho da fiscalização.